Cientista conversa com internautas sobre leishmaniose e outras doenças

Data: 26 de junho de 2015

Fonte: Portal Brasil

Link da matéria: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/06/cientista-conversa-com-internautas-sobre-leishmaniose-e-outras-doencas

Fármacos

Carolina Horta compartilha experiência na busca por remédios para leishmaniose, esquistossomose e doença de Chagas no Twitter

A busca de fármacos para doenças negligenciadas será de debate no Twitter do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Carolina Horta, doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo, fala nesta quinta-feira (25), às 15h, em uma sessão de perguntas e respostas sobre o desenvolvimento de remédios para leishmaniose, esquistossomose e doença de Chagas.

"É urgente a descoberta de fármacos mais eficazes, seguros e com preços acessíveis para pacientes que sofrem com leishmaniose visceral", alertou Carolina, que desde a última segunda-feira fala com os seguidores do MCTI sobre as pesquisas do Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular (LabMol). A cientista lembra que a doença afeta um milhão de pessoas todos os anos.

"O tratamento da leishmaniose enfrenta vários desafios, como disponibilidade de pouquíssimos medicamentos, alta toxicidade, falta de eficácia e alto custo de algumas terapias. Por isso, a necessidade de se descobrir novos medicamentos", afirmou.

Em 2014, Carolina foi uma das sete vencedoras do prêmio "Para Mulheres na Ciência", realizado pela L'Oréal com a Unesco e com a Academia Brasileira de Ciências. Em 2015, a pesquisadora da Universidade Federal de Goiás também recebeu o prêmio International Rising Talents (Talentos Internacionais em Ascensão), da L'Oréal e Unesco. "A premiação estimula não só a produção científica nacional, mas também jovens que estão iniciando carreiras em instituições de pesquisa", afirmou.

Os usuários do Twitter poderão fazer perguntas usando #CarolinaNoMCTI. A pesquisadora ainda continuará ocupando o perfil do Ministério até sexta, compartilhando sua experiência. A ação com cientistas no Twitter faz parte das comemorações dos 30 do MCTI e visa aproximar pesquisadores de destaque nos cenários nacional e internacional com a população em geral.

Fonte:

Ministério de Ciência e Tecnologia