Conselho de Políticas sobre Drogas faz balanço das atividades

Data: 25 de junho de 2015

Fonte: Brasil em Folhas

Link da matéria: http://brasilemfolhas.com.br/noticias/6e6f746963696173.php?id=57491

Em reunião nesta quinta-feira, dia 25, integrantes do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas fizeram um balanço das atividades realizadas no último ano, e ainda aproveitaram para programar novas ações a serem executadas a partir de agora. Segundo informou a presidente do Ceat, Ivânia Fernandes, em um ano foram atendidas 3600 pessoas.

Balanço

Durante oito jornadas realizadas em municípios polos goianos, houve a participação de 2854 representantes, vindos de 153 cidades diferentes. Ao todo foram elaborados 26 planos municipais de prevenção. A Caravana Anjos Urbanos foi realizada em vários municípios e nos 15 bairros mais violentos da Capital e terminais de ônibus.

Parcerias celebradas com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Ações Integradas em Comportamentos Aditivos e Dependências, irá transformar o Ceat em um espaço para estudos e pesquisas; e formação em assistência ambulatorial por meio da participação da comunidade científica.

Outra parceria fundamental foi firmada com o Ministério Público, que tem emitido Termos de Ajuste de Conduta, com o propósito regularizar a situação das comunidades terapêuticas que acolhem dependentes químicos. “Com isso, temos oportunidade de ajudá-las a regularizar a situação junto à Anvisa, com vistas a atender às exigências mínimas, e a se capacitarem para as normas legais”, defendeu Ivânia.

O programa Crack é possível vencer tem contribuído junto aos municípios em três eixos: cuidar – com serviços diferentes para necessidades distintas; prevenir – nas escolas e capacitação de profissionais das diversas áreas pertinentes ao assunto, e por fim o eixo autoridades – com ações nas áreas de saúde e assistência social.

Mais informações: (62) 3201-3811