Abertas inscrições para oficinas gratuitas da 12ª Mostra Brasileira de Dança

Data: 07 de julho de 2015

Fonte: NE10

Link da matéria: http://entretenimento.ne10.uol.com.br/cine-e-teatro/noticia/2015/07/07/abertas-inscricoes-para-oficinas-gratuitas-da-12-mostra-brasileira-de-danca-555424.php

Marcos Buaiti estará à frente da oficina Corpo consciente, corpo presente / Foto: Cássio Sader/ divulgação

Marcos Buaiti estará à frente da oficina Corpo consciente, corpo presenteFoto: Cássio Sader/ divulgação

Estão abertas até o dia 15 de julho as inscrições para as quatro oficinas do 12ª Mostra Brasileira de Dança. Duas delas são voltadas para iniciantes e as outras duas, para artistas em aperfeiçoamento. Os interessados devem se inscrever pelo site da mostra. As aulas, cuja coordenação pedagógica é de Liana Gesteira, são gratuitas e acontecerão de 27 a 31 de julho.

Estarão à frente das oficinas a professora carioca Márcia Feijó, mestre em Educação (UFRJ) e licenciada em dança (FAV); a professora de sapateado Bianca Morena, integrante do grupo profissional Troupe Dahpé; a bailarina, professora e coreógrafa, natural de São Paulo, Luciene Munekata; e o mestrando em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás e graduado em Dança pela Unicamp, Marcos Buiati.

As oficinas são organizadas pelos produtores Iris Macedo e Paulo de Castro, com patrocínio dos Correios e incentivo do Funcultura. A programação de espetáculos da 12ª Mostra Brasileira de Dança acontecerá no dia 30 de julho e de 5 a 15 de agosto em diversos teatros do Recife. Veja detalhes das oficinas:

» Corpo, Dança e Diferenças (com Márcia Feijó/RJ)

Paço do Frevo, das 10 às 12h

Número de alunos: 23 (professores, bailarinos e cuidadores em geral)

A oficina propõe a consciência corporal para profissionais da dança e da educação que trabalham ou desejam trabalhar com corpos com deficiências. As aulas são voltadas para a sensibilização da linguagem corporal e da dança através da Metodologia de Angel Vianna de Conscientização do Movimento e Jogos Corporais.

» Iniciação ao Sapateado (com Bianca Morena/PE)

Instituto RioMar, das 10 às 12h

Número de alunos: 25 (específica para alunos do Instituto RioMar)

A proposta é apresentar os passos básicos do sapateado. Os alunos sairão dançando o Shim Sham, coreografia internacional do sapateado criada por Leonard Reed.

» Jazz Dance (com Luciene Munekata/BA)

Teatro Hermilo Borba Filho, das 9 às 12h

Número de alunos: 30

A oficina busca desenvolver e aprimorar o estilo de Jazz Dance, através de sequências coreografadas, abordando diversas dinâmicas e intenções. A aula trabalha aperfeiçoamento das sequências, diferenciação de intenções e interpretações, agilidade, experimenta novas possibilidades do corpo e de como dançar em sincronia com harmonia e ou a melodia da música.

» Corpo Consciente, Corpo Presente (com Marcos Buiati/DF)

Espaço Experimental, das 14h30 às 17h30

Número de alunos: 20

Oficina de consciência corporal e dança contemporânea que dialoga com os princípios do Sistema Laban/Bartenieff, voltado para o estudo do movimento, reorganização corporal e embasamento teórico-prático de bailarinos e atores.