Cresce o número de vagas de emprego na área de TI

Data: 13 de julho de 2015

Fonte/Veículo: Jornal Hoje

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/07/cresce-o-numero-de-vagas-de-emprego-na-area-de-ti.html

De janeiro a junho, o número de vagas no setor aumentou 44,2%.

Só em junho, foram abertas 10.105 vagas.

A Sala de Emprego desta segunda-feira (13) mostra como está o mercado de TI, uma das áreas que tem passado com folga pela crise vivida no país. Muitas empresas estão contratando e as perspectivas são boas para o segundo semestre.

Bermuda, tênis e camiseta... é assim que trabalha um grupo de profissionais que faz programas de computador que ajudam na gestão de empresas. “Ele pode gerar os resultados em forma de sinal, sinal verde tá ok, sinal vermelho tá saindo fora da meta, requer atenção. E dentro desse próprio sistema, ele pode elabora um plano de ação para algo que esteja saindo fora da meta”, explica o tecnólogo Leonardo Oliveira.

Tem dúvidas sobre o tema? Clique aqui e mande sua pergunta. Ao final da edição desta segunda-feira (13), Antônio Loureiro, consultor em tecnologia da informação, participa de um bate-papo, ao vivo, aqui no site do JH.

Leonardo é tecnólogo em logística e foi contratado há um mês pela empresa de tecnologia da informação. O número de funcionários aumentou 20% neste ano.

saiba mais

Cada vez mais, as empresas querem menos caixas e pastas. Tudo pode estar nos computadores. É mais barato e rápido de encontrar. Economia de espaço, de tempo e de dinheiro, mas para muitas destas empresas, há uma barreira entre elas e toda essa modernidade. É por isso que os profissionais da área de TI estão ganhando tanto espaço no mercado de trabalho.

Segundo a Catho, de janeiro a junho deste ano, aumentou em 44,2% o número de vagas no setor de tecnologia. Só em junho, foram abertas 10.105 vagas, 3.640 a mais do que junho do ano passado. “As empresas precisam reduzir custo, melhorar processo, gerar novas oportunidades de negócios e tecnologia hoje resolve isso”, afirma Daniel Rodrigues Costa, presidente da empresa.

Para trabalhar com TI, não é preciso ter uma formação especifica, mas sim buscar conhecimento e ter algumas habilidades: ser curioso, gostar de lógica e processos, ter organização e investir em desenvolvimento e suporte.

Dentro de TI, as áreas mais procuradas são desenvolvimento de sistema (análise e programação), infraestrutura (suporte e funcionamento das redes e dispositivos) e comercial em TI (vendas e marketing).

Mais sobre TI

O Programa Brasil Mais TI, do Governo Federal, é uma oportunidade para quem se interessa pela área. São 30 cursos de graça de educação à distância, todos voltados para tecnologia da informação. Clique aqui e confira os cursos disponíveis.

No site, o programa também disponibiliza um simulador de vida, onde a pessoa coloca as pretensões de salário e padrão de vida e descobre quais as ocupações dentro do TI pode escolher para atingir essa metas.

Confira no vídeo, a entrevista completa com Marcello Ladeira, presidente da Associação Brasileira das Empresas de TI- MG, que fala sobre o perfil do profissional da área de TI.

Empreendedorismo

Quem quer seguir na área de TI, pode escolher também ser um empreendedor. Em Goiânia, em uma incubadora de projetos, de cada 10 projetos que chegam, oito são na área de TI.

Para conseguir uma vaga, é preciso passar por uma seleção, ter um projeto muito bacana e dinheiro para investir. É o caso de um grupo de rapazes, com idade entre 25 e 30 anos, que desenvolveu um software que ajuda a administrar os condomínios e facilita a vida de zeladores e síndicos.

Eles aprendem um pouco de gestão, marketing e finanças e isso tudo é oferecido pelos professores e consultores da incubadora, que é ligada à Universidade Federal de Goiás. Os jovens ficam no local por, no máximo, três anos e depois que aprendem a andar com as próprias pernas, deixam a incubadora e montam seus próprios negócios.

Startup

Dentro dessa onda de empreendedorismo, as startups têm crescido muito. A expressão em inglês significa começar, pôr em movimento. “Uma startup é uma empresa que tá começando, que normalmente está testando uma ideia nova em um mercado que tem bastante potencial de crescimento. Ela é uma empresa que tem poucas pessoas, enxuta, com um custo muito baixo no início, porque ela ainda está testando a ideia e, neste momento, normalmente ela não ganha dinheiro”, explica André Diamand, presidente da Associação Brasileira de Startups.

Para criar uma startup, basta ter uma ideia inovadora. Não importa a profissão e nem o nível de escolaridade, o que faz a diferença para o sucesso do negócio é a persistência e disposição para aprender com os erros.

Não é um caminho fácil. Pesquisas apontam que uma em cada quatro startups morre antes de completar um ano. “Normalmente, uma startup surge de uma grande dor, de uma grande necessidade, de uma grande vontade. Para ser resolvida, ela recebe dentro dessa situação uma grande ideia, que seria a solução para este problema e, a partir daí, segue o processo normal da startup, que é testar. Não funcionou, testa de novo, é sempre aprendendo com essas falhas”, afirma André.

Oportunidades

A criatividade é um dos pontos altos desse mercado. Em Campinas, no interior de São Paulo, uma empresa está contratando funcionários para criarem, simples assim. Eles criaram um espaço chamado de garagem. Os funcionários podem inventar produtos como um que ajudou a reduzir a conta de luz, em R$ 18 mil por ano.

As soluções criadas nesse ambiente podem virar um produto para o mercado. Hoje a empresa está lançando um novo projeto: a academia digital, um espaço para desenvolver tecnologias para smartphones e tablets. Eles estão em busca de 50 profissionais. Não é necessário ter experiência anterior em tecnologias móveis. Quem quiser se inscrever é só preencher o cadastro que está nosite da empresa.