Seduce chama Organizações Sociais para processo seletivo

Data: 17 de julho de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/21183/titulo/seduce-chama-organizacoes-sociais-para-processo-seletivo

Convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 9, mas ainda não há interessados

17-07-2015 00:05

Cynthia Costa

Ainda não apareceu nenhum interessado no chamamento público para credenciamento de organizações sociais para participar da gestão de unidades escolares em Goiás. Mas, se for necessário, será publicada uma nova convocação para que sejam obtidas Organizações Sociais (OS) para participar do processo seletivo.

A informação é do superintendente executivo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Ivo Cezar Vilela que explica que a secretaria permanecerá com as diretrizes educacionais. “As OSs apenas irão prestar serviço para a Seduce, já que as escolas continuarão sendo públicas”. Vilela afirma que a convocação foi publicada, novamente, no Diário Oficial do Estado (DOE), na quinta-feira (9) da semana passada. O primeiro convite foi feito em abril deste ano, mas não teve procura.

O superintendente disse também que o edital do processo seletivo ainda está sendo definido, porque terá diretrizes específicas do processo de transferência de gestão. “O principal objetivo é atender da melhor forma possível aos alunos da rede pública estadual, com ensino de qualidade cada vez melhor, uma vez que a OS terá uma quantidade menor de unidades escolares para administrar”.

Gestão

Em um primeiro momento, segundo Vilela, as OSs irão gerir cerca de 30 unidades escolares que compõem a subsecretaria de Águas Lindas. “Mas elas não são somente daquela cidade, mas de outras que fazem parte da regional como Santo Antonio do Descoberto”.

A reportagem de O Hoje não conseguiu contato com o procurador do Estado, Rafael Arruda, que se reuniu com representantes da Fundação Getúlio Vargas na última quarta-feira.

Professores e servidores da Educação podem manter greve em agosto

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego), Bia de Lima, revela que na próxima semana (ainda sem data definida) haverá nova audiência com a secretária de Estado de Educação, Raquel Teixeira. “Vamos ouvir o que a secretária tem a nos apresentar como proposta para os servidores administrativos, mas queremos audiência com governador Marconi Perillo”.

Ela lembra que professores e servidores administrativos estão em férias coletivas, mas que já está definida, para o dia 03 de agosto, uma nova assembleia da categoria. “Vamos apresentar a proposta da secretária para os administrativos, já que aceitamos a proposta para os professores”.

Segundo a presidente do Sintego, os deputados votaram no final de junho o projeto de reajuste do Piso dos professores de 13,01%, estipulado pelo MEC.

UFG

O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Flávio Alves da Silva, afirma que a greve dos professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) está programada para começar em primeiro de agosto. “Estamos em negociação com o governo, mas se não houver uma proposta, vamos levar adiante. Iremos fazer nova assembléia em agosto, no dia 3 ou no dia 5, para apresentar a nova proposta do governo para a categoria”. Ele explica que o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) apresentou uma proposta de 21% de reajuste, a ser dividida em quatro anos, mas a categoria não aceitou. Silva revela que os docentes podem apresentar contraproposta e que a intenção do Governo Federal é fechar o acordo em 11 de agosto.