SES demonstra funcionamento de Centro de Informações em Congresso de Saúde Coletiva

Data: 24 de julho de 2015

Veículo: Portal SES

Link direto para a notícia: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=200653

 

Cerca de seis mil inscritos no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, evento conhecido como Abrascão, poderão conhecer, de 28 de julho a 1º de agosto, o funcionamento de uma plataforma digital que reúne e transmite, em tempo real, informações sobre diversos aspectos da saúde. A Secretaria de Estado da Saúde instalará, em um estande do evento, duas estações e dois painéis do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – (Conecta SUS Zilda Arns Neumann) para demonstrar o funcionamento do ambiente tecnológico que permite acesso a informações atualizadas para o planejamento da Saúde do Estado.

O 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva será realizado no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com o apoio da SES e da UFG, este evento é considerado o maior e mais importante do País na área de promoção à saúde. Na oportunidade, estarão reunidos 367 palestrantes de vários Estados do país e 20 do exterior.

Entre os participantes estão pesquisadores, gestores, docentes e profissionais da área de saúde. Durante o evento, serão realizadas 110 atividades científicas entre conferências, mesas redondas e debates sobre diversos temas relacionados direta e indiretamente com a saúde coletiva.

 

Espaço inédito

A SES terá participação ativa no Abrascão. Além de montar o estande no qual serão instaladas as duas estações do Conecta SUS, a secretaria disponibilizará a participação de 160 profissionais de saúde lotados nas seis Superintendências da Pasta e de outros 40 representantes das Secretarias Municipais de Saúde. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Maria Cecília Martins Brito, acentua que o congresso é, sem dúvida, o evento científico de maior diversidade realizado este ano no Brasil. “As pessoas que trabalham em saúde ou atuam com pesquisas não precisam sair de Goiás para aprimorar e aprofundar seus conhecimentos. O Abrascão representa uma excelente oportunidade de atualização profissional”, ressalta.

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Conecta SUS constitui uma estratégia inédita no País. Todas as informações geradas para o ambiente são disponibilizadas em tempo real ou em relatórios estatísticos. Esta estratégia viabiliza a elaboração de mapas, tabelas e gráficos que serão projetados nas telas dos ambientes, além da criação de uma série histórica para a produção dos Mapas de Saúde de Goiás, com o objetivo de tomar decisões que permitam obter resultados.

“O Conecta SUS possibilita a reunião de informações atualizadas; a otimização do planejamento da Saúde no Estado; a adoção de decisões estratégicas, consequentes e rápidas; o fortalecimento do SUS e uma efetiva melhoria na qualidade de vida da população”, acentua Jean Pierre Pereira, coordenador-geral do Conecta SUS.

Para seu efetivo funcionamento, a Central mantém contato online com as 6 superintendências da Secretaria, as 17 regionais e os 246 municípios goianos. O foco é a identificação de indicadores que precisam ser melhorados. Os prefeitos também são avisados, periodicamente, da situação dos indicadores dos seus municípios, por meio do envio automático de cartas. Quando necessário, são convocadas reuniões entre as regionais, os municípios e os demais setores da SES, nas quais são identificadas e propostas ações para melhorar os indicadores de saúde em cada cidade.