Saúde Coletiva é tema de congresso nacional em Goiânia

Data: 24 de julho de 2015

Veículo: Portal Canal Gama

Link direto para a notícia: http://www.canalgama.com.br/saude-coletiva-e-tema-de-congresso-nacional-em-goiania/

 

Goiânia vai sediar de 28 de julho a 1º de agosto, o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O evento deve reunir milhares de pessoas da área de promoção à saúde entre docentes, gestores, pesquisadores e profissionais do setor. Realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o congresso conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A abertura solene será às 18 horas do dia 28, no Centro de Eventos Elias Bufaiçal, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. Conhecido no meio científico como Abrascão, o congresso tem em sua programação a realização de conferências e mesas-redondas sobre diversos temas relacionados à saúde coletiva. Para ministrá-las, foram convidados 367 renomados especialistas de instituições nacionais e 20 de instituições internacionais. Toda a programação científica do evento será realizada no Campus Samambaia da UFG.

 

Goiás participa com quase 500 trabalhos científicos

A SES está contribuindo de forma significativa para a efetivação do Abrascão. Além de viabilizar a participação de 160 profissionais lotados nas seis Superintendências da pasta e de outros 40 gestores e técnicos de diferentes municípios do Estado, a SES vai instalar em seu estande no congresso duas estações e dois painéis do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS. Também serão apresentados trabalhos científicos de 42 servidores da SES-GO. No total, 412 trabalhos de pesquisadores goianos estarão no evento.

No estande da SES-GO o participante poderá conhecer o que existe de mais inovador em termos de transmissão de dados em saúde. Como iniciativa inédita no País, o Conecta SUSdisponibiliza, em tempo real, informações fundamentais à gestão dos serviços de saúde, dentre as quais estão os indicadores de saúde, investimentos financeiros realizados pelo Estado, realização de obras (construção e reformas de unidades) e dados sobre os hospitais em funcionamento.

 

Lançamentos de revista e livros goianos

No local também serão exibidos vídeos institucionais e distribuído material informativo sobre diferentes agravos e serviços prestados pelo órgão. Além disso, a equipe da SES vai esclarecer possíveis dúvidas dos participantes. Durante o evento, serão lançados a Revista da Escola de Saúde Pública de Goiás e o livro Regulação em Sistemas de Saúde, de autoria dos servidoresClaci Fátima Weirich Rosso, Alessandra Rodrigues de Lima, Nelson Bezerra Barbosa eThays Angélica de Pinho Santos.

 

Sobre o Congresso

Com o tema Saúde, desenvolvimento e democracia: o desafio do SUS universal, o evento pretende ressaltar a compreensão de que a saúde é, ao mesmo tempo, condição e consequência do desenvolvimento socioeconômico e da democracia que permitem a superação das desigualdades sociais. O congresso terá em sua programação quatro grandes debates sobre a situação da saúde brasileira: Desenvolvimento socioeconômico, democracia e saúde; Viabilidade de um sistema de saúde universal no Brasil, hoje; Saúde da população brasileira; e Estado democrático e gestão pública da saúde.

No congresso também serão realizadas 90 mesas-redondas e palestras contemplando os temas de pesquisa e de práticas de saúde efetivadas pela Abrasco, além da apresentação de 4,6 mil trabalhos em comunicações orais. Entre as questões a serem discutidas nas palestras e debates destacam-se: Indígenas, População em Situação de Rua e Migrante, Regionalização e Redes de Atenção à Saúde, População Encarcerada e A Saúde como Construção e Objeto Midiático.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, destaca que o Abrascão é uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento dos profissionais da saúde de Goiás. “O congresso vai enfocar temas diversificados e extremamente importantes para conhecer o passado e refletir sobre o futuro da saúde coletiva no País”, enfatiza.

Saiba mais