Cinema sem Fronteiras

Data: 26 de julho de 2015

Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/21509/titulo/cinema-sem-fronteiras

Em sua segunda edição, o Festival do Filme Documentário e Experimental (Fronteira) chega com uma programação ousada, que celebra a diversidade de gêneros e formatos distribuídos em 11 mostras de cinema. Com 110 produções e co-produções vindas de 24 países diferentes – Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Ca­nadá, Chile, China, Espanha, Estados Uni­dos, Filipinas, França, Holanda, Itália, Letônia, México, Palestina, Peru, Portugal, Qatar, Reino Unido, Rússia, Suécia e Tailândia – o festival realiza exibições entre os dias  20 e 29 de agosto no Cine Goiânia Ouro e no Cine Cultura – Sala Eduardo Benfica, em Goiânia. A programação é completamente gratuita.

É dentro de um programa forte e diver­so que o II Fronteira divulgou o resultado dos filmes selecionados para suas duas Mostras Competitivas Internacionais, uma de longas e outra de curtas-metragens.  Foram selecionados oito longas e 21 curtas que representam o que existe de mais latente em termos de escolhas políticas e estéticas no cinema contemporâneo mundial, trazendo o filme documentário e experimental como lugares de exploração do novo. A curadoria das mostras competitivas ficou a cargo de Rafael Parrode (GO), crítico e programador, Ewerton Belico (BH), pesquisador e curador e Toni D’Angela (Itália), professor e editor da revista multilíngue La Furia Umana.

“A programação deste ano é múltipla e busca dar conta de diversas experiências e formatos de cinema, propondo novas formas de apreensão da realidade. Na seleção deste ano, olhamos para o cinema, sobretudo, e para a sua capacidade de se reinventar quando tudo já parece ter sido feito e refeito”, explica Rafael Parrode, que é também diretor artístico do Fronteira.

São novidades nesta edição o júri popular, que irá premiar o melhor longa e o melhor curta na perspectiva do público e a separação dos júris oficiais de longas e de curtas. Participam do júri de longas-metragens Andrea Tonacci, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, Aaron Cutler, crítico e programador americano, e Guile Martins, cineasta, montador e editor de som.

O júri de curtas é formado por Oona Mosna, artista e escritora canadense, direto­ra de programação do Media City Film Festival; Juliano Gomes, crítico de cinema bra­sileiro, diretor e professor; e  Lis Kogan, brasileira, diretora geral da Semana dos Realizadores e uma das fundadoras do Cachaça Cinema Clube, projeto voltado ao curta-metragem brasileiro que ocupou a grande sala do Odeon, no Rio de Janeiro, por dez anos.

Em cada uma das mostras competitivas internacionais são oferecidos os seguintes prêmios:  Melhor Filme (Júri Oficial), Prêmio Especial do Júri (Júri Oficial) e Melhor Filme (Júri Popular).

Seleção oficial

A partir de um contingente de quase 700 filmes inscritos paras as mostras competitivas internacionais, o II Fronteira propõe ain­da outras três mostras, com diferentes recortes. Formadas por produções inscritas,  que chegam por meio do regulamento do festival, as mostras Esplendor do Mundo ou a Política da Beleza, Futuro Agora e Trangressões Queer reúnem filmes especiais, que se destacam pela sua singularidade.

Exibições especiais de filmes como Over Water de Robert Todd (em estréia mundial), Exquisite Corpus, de Peter Tscherkassky, The Thoughts That Once We Had, de Thom Andersen, Psychic Driving, de William E. Jones e Phantom Power, de Pierre Léon (todos inéditos na América do Sul) também compõem a seleção oficial desta segunda edição. Convidados vindos de várias partes do mundo estarão no festival para conversas e debates sobre os filmes.

Além disso, o II Fronteira realiza o sonho de qualquer festival de vanguarda: exibir filmes em 16mm de nomes como Bruce Baillie e Canyon Cinema Foundation, reunindo algumas das experiências mais brilhantes de cinema experimental da história, em Goiânia com total exclusividade.

O II Fronteira é realizado pela Barroca, co-realizado pela UFG através do Frestas – Programa de Artes Integradas (apoio do Proext MEC/SESu). Tem apoio institucional do Governo de Goiás, Secretaria da Educação, Cultura e Esporte de Goiás por meio da Lei Goyazes.

Conta ainda com a parceria da Prefeitura de Goiânia, da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, do Centro Cultural Goiânia Ouro, do Sesc Centro e do Cine Cultura – sa­la Eduardo Benfica. O apoio da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français e a colaboração de Balaio Produções e Groove Orgânico também são fundamentais para realização desta nova edição.