Governo discute licenciatura indígena na UFG

04 de agosto de 2015

Fonte: Portal Governo do Maranhão

Link da matéria: http://www.secom.ma.gov.br/2015/08/04/governo-discute-licenciatura-indigena-na-ufg/

Supervisora de educação indígena da Seduc, Gildete Dutra reunida com conselho técnico da UFG. Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, na segunda-feira (3), no campus da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, de reunião técnica com o conselho do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Atualmente, o Governo do Estado garante apoio à formação superior de 62 professores indígenas do Maranhão na UFG.

Durante o encontro, foi discutido o calendário de atividades para o segundo semestre de 2015 e apoio dos estados na etapa de estudos que iniciará, a partir da segunda quinzena de setembro, em terras indígenas. “O governo Flávio Dino, por intermédio da Seduc já vem apoiando na logística, deslocamento dos professores da Universidade até as aldeias e acompanhamento dessa ação, através de seus técnicos”, ratificou Gildete Dutra, supervisora de Educação Indígena da Seduc.

A Secretaria de Estado da Educação firmou um convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), para oferta do curso de Licenciatura Intercultural Bilíngue para os professores indígenas. O curso está previsto para iniciar ainda neste semestre.

O Maranhão tem a nona maior população indígena do Brasil, com aproximadamente 35 mil indígenas e possui 289 escolas indígenas com 14.749 professores, segundo dados do Censo Escolar 2014.