Zoo Gyn realiza mais uma bateria de exames em primatas

Data: 11 de agosto de 2015

Fonte/Veículo: Prefeitura de Goiânia

Link direto para a notícia: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=7573&fn=true

Escrito em 11/08/2015 12:55

Tratamento dentário e exames serão realizados na unidade em parceria com Escola de Veterinária da UFG. Procedimento acontece amanhã, 12, às 9h30

Nesta quarta-feira, 11, às 9h30, mais dois primatas do Parque Zoológico de Goiânia, o Zoo Gyn, vão passar por uma bateria de exames. O objetivo da ação, que acontece em parceria com a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), visa avaliar a situação bucal dos animais e diagnosticar se há algum tipo de doença por meio de exames sanguíneos e de ultrassonografia.

Segundo o supervisor geral do Zoológico, Raphael Cupertino, essa será a segunda vez que animais da unidade passam por esses procedimentos. “É muito interessante para o Zoológico, pois - juntamente com a limpeza dos dentes e correção de algum problema dentário que possa ocorrer -, estão sendo feitos exames de ultrassonografia para verificar se tem algum tipo de alteração de determinado órgão”, explicou o supervisor. Ele ainda lembrou que a iniciativa foi programada a partir de um projeto apresentado por equipe de professores da UFG.

O animal selvagem, principalmente, tem uma tendência a disfarçar a doença ou dor que esteja sentindo, de acordo com Cupertino. “Esse é o comportamento normal dele, porque - na natureza - ele se tornaria uma presa. Então, há certa dificuldade dos técnicos em conseguir diagnosticar a doença desde o início dela”.

Raphael esclarece ainda que, com esse trabalho que está sendo feito, cada animal receberá tratamento dentário - ação essencial para sua adequada alimentação -, em conjunto com o exame de ultrassom, que avaliará a situação do fígado, baço e rim. “Enfim, toda a estrutura interna que, às vezes, pode ter algum problema”. E por detectar a doença nesta primeira fase é que se torna possível o diagnóstico logo no início, podendo entrar rapidamente com o tratamento.

Participam do projeto, o supervisor geral do Parque Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino, a responsável pelo Setor de Primatas do Parque, Gisele Silva; e profissionais da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG: o professor de Odontologia Veterinária, Marcello Roza, a professora do Diagnóstico por Imagem, Naida Borges; o professor de Anestesiologia, Leandro G. Franco; além da doutoranda em Anestesiologia, Ana Carolina Vasques Vilela; e a mestranda Ana Lisete Pinto.

Luciana do Prado e Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)