Cerfis recebe visita de professora e alunas suecas

Data: 21 de agosto de 2015

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/cerfis-recebe-visita-de-professora-e-alunas-suecas/

39_MFP_129_foot

Referência no tratamento e acompanhamento de crianças que nascem com fissura lábio-palatina, mais conhecida como lábio leporino, o Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Cerfis) do Hospital Materno Infantil (HMI), recebeu a visita da professora Liselotte Björnsson e das alunas Sandy Lantz e Cecilia Kohl, da Universidade de Malmö, na Suécia.

A visita, que faz parte das atividades do Programa Linnaeus-Palme, convênio de intercâmbio de professores e alunos entre Brasil e Suécia, coordenado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi dividida em duas partes. No primeiro momento, as visitantes foram ao Cerfis, onde puderam conhecer o trabalho realizado pela equipe multiprofissional, e depois conheceram a estrutura do HMI, local onde são realizadas as cirurgias.

Segundo Björnsson, o trabalho realizado pelo Cerfis é bastante similar aos tratamentos feitos na Suécia. “Mesmo estando fora do meu país percebi que estamos num ambiente bem familiar. O trabalho realizado aqui é muito interessante, pois o serviço realmente ajuda os pacientes”, declara, impressionada.

Para a coordenadora do Cerfis, Flávia Jesuíno, o encontro é uma oportunidade de trocar experiências relativas ao tratamento ortodôntico de portadores de más-formações. “Essa foi uma oportunidade de compartilharmos o que fazemos aqui, além de conhecer os meios de trabalho de lá que, por incrível que pareça, são muito parecidos”, ressalta. Já Cecilia Kohl, uma das alunas presentes, vê o trabalho realizado pelo Cerfis como um grande desafio. “É impressionante ver o trabalho realizado aqui e notar que ainda há pessoas que aceitam desafios como este, de atender, tratar e acompanhar esses pacientes”, pontua.