Greve da UFG Regional Catalão continua

Data: 24 de agosto de 2015

Veículo: Portal Catalão

Link direto para a notícia: http://www.portalcatalao.com.br/portal/noticias/educacao/greve-da-ufg-regional-catalao-continua,MTcxMzc.html

Nesta semana uma caravana irá até Brasília (DF) pressionar o Governo Federal

A greve dos professores da UFG (Universidade Federal de Goiás) Regional Catalão, está entrando na sua quinta semana, já os técnicos administrativos estão em greve desde o dia 28 de Maio, e a indicação é de que o movimento grevista poderá durar por mais tempo.

Foi divulgado pelo Comando Unificado de Greve, o calendário das atividades do movimento grevista nessa semana. Estão marcadas reuniões, assembleia geral de professores no auditório Paulo Perillo, palestras e nos dias 27 e 28 (quinta e sexta) está marcada uma Caravana que irá até a cidade de Brasília (DF).

Nossa equipe de jornalismo conversou com a presidente da ADCAC (Associação dos Docentes do Campus Catalão) Fernanda Ferreira Belo, que informou que a organização da Caravana, é uma proposta nacional, que irá unir todos os Sindicatos de Servidores Públicos Federais, professores, alunos, técnicos administrativos.

“A caravana será um grande ato em defesa da escola pública, e também é uma forma de pressionar o governo federal, a negociar, pois a falta de negociação cria um impasse. Não estamos discutindo aumentos salariais, apenas uma reposição das perdas inflacionárias ao longo dos anos” disse Fernanda.

A Caravana irá as ruas da capital federal, passando pelo Congresso Nacional e também por Ministérios. “Precisamos alertar a população sobre os cortes orçamentários que foram feitos, pois eles inviabilizam o serviço público e são a abertura para a privatização” informou Fernanda.

Enquanto o Governo Federal não apresentar uma proposta satisfatória, a greve continuará e os alunos da Universidade se preocupam, mas entendem a situação. É o caso da estudante Jade Myotin, que iniciaria o 2º Período do curso de História nesse semestre.

A família de Jade, mora na cidade de Ipameri (GO) e ela paga aluguel em Catalão.  “Eu tenho que pagar aluguel durante a greve sim, mesmo nem ficando em Catalão a maior parte do tempo. Isso é prejudicial de fato, mas eu vejo a greve como algo necessário, levando em consideração a situação atual do Campus” e ela completa “a situação me prejudica, mas tem pessoas que pela falta de verba perderam a bolsa e estão em situação muito pior, então acaba sendo algo que eu apoio” disse a estudante.