Conselho criado na Prefeitura visa promoção de transparência e combate a corrupção

Data: 28 de agosto de 2015

Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/17956-conselho-criado-na-prefeitura-visa-promocao-de-transparencia-e-combate-a-corrupcao

Composto por entidades da sociedade civil e órgãos da administração municipal, o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, começou as suas atividades nesta sexta-feira (28,) em uma reunião no Paço Municipal.

O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção deverá se reunir a cada quadrimestre para elaborar pesquisas de campo em busca de ações referenciais para aprimorar medidas que visam proteger à gestão pública da corrupção e busca pela aplicação da lei anticorrupção.

“É mais um dos compromissos que fizemos durante a administração que estamos resgatando. A instalação deste conselho pode promover avanços significativos. Tenho certeza que os resultados serão muito benéficos. Um dos objetivos da instalação do conselho é de ouvir pessoas de notório saber, pessoas qualificadas que atuam profissionalmente na área de fiscalização, de controle”, afirma o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).

Os mandatos serão de dois anos, com permissão para recondução e alternância e a coordenação do conselho será do controlador Geral do Município, Edilberto Dias.

“A controladoria já faz parte de vários conselhos no Estado com o foco no combate à corrupção. É mais um instrumento para buscar a transparência no Município. Os cidadãos poderão trazer denúncias e ajudar a fiscalizar através do Conselho do Município de Goiânia”, destaca o controlador.

Na primeira reunião do Conselho, esteve presente o procurador da República, Hélio Telho. Ele destaca que o instrumento criado pela Prefeitura é importante, por ser mais uma força que pode ajudar a combater a corrupção. No entanto, ele ressalta que não é um trabalho a ser feito rápido que leva anos.

“Combate à corrupção é uma guerra permanente. Acredito que consigamos. Não podemos nos iludir de que vamos acabar com a corrupção do dia para a noite. É um processo complexo que envolve prevenção, fiscalização e precisa envolver a sociedade como um todo”, afirma.

Integrantes do Conselho

Fazem parte do Conselho, os seguintes órgãos abaixo:

Controladoria Geral do Município, Procuradoria Geral do Município, secretarias Municipal de Governo (Segov), Administração (Semad), Finanças (Sefin) e Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) são as pastas da Prefeitura de Goiânia que terão representantes no Conselho. Em âmbito civil, estão definidas as participações de entidades de classe, como Ordem dos Advogados do Brasil Secção Goiás (OAB-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Fórum Goiano de Combate à Corrupção em Goiás (Focco-GO), União Nacional dos Estudantes (UNE), Cúria Metropolitana de Goiânia, além de representante das igrejas evangélicas e dos sindicatos dos Trabalhadores do Município de Goiânia (Sindigoiânia), dos Jornalistas no Estado de Goiás e dos Servidores do Ministério Público de Goiás (Sindsemp).