Sinfônica Jovem apresenta quinto concerto da temporada

Data: 28 de agosto de 2015

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/sinfonica-jovem-apresenta-quinto-concerto-da-temporada/

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realizará na quarta-feira que vem, dia 2 de setembro, às 20 horas, no Teatro Escola Basileu França, o 5º Concerto da Temporada de 2015. Sob regência da maestrina Katarine Araújo, tendo como solista Stefânia Benatti, flautista e piccolista da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), a peça Lullaby para Orquestra de Cordas, de George Gershwin abre o espetáculo, que terá ainda Vivaldi, Debussy, Stravinsky e Dvorák. Katarine Araújo é mestre em música/performance em Regência Orquestral pela UFG e regente assistente da OSJG. O Teatro Escola Basileu França fica na Avenida Universitária, nº 1750, Setor Universitária. O ingresso custa R$ 5 e será vendido na bilheteria do Teatro.

Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) oferece a crianças, adolescentes e jovens o contato com o universo da música sinfônica. O trabalho abrange alunos iniciantes até o nível que possibilita seu ingresso em grupos profissionais. Composta por alunos do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França, é dividida em quatro grupos. Esses grupos, formados pela Orquestra A, Orquestra B ou Pedro Ludovico Teixeira e a Orquestra de Cordas Infantil Mozart, totalizam 180 membros. Sob a direção do maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades têm sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás. Tem participado de diversos espetáculos de ópera e balé anualmente, tais como Quebra-Nozes, Giselle, Carmina Burana e Carmen.

a-maestrina-1

Maestrina

Katarine Araújo foi aluna do CEP em Artes Basileu França onde concluiu o curso básico de piano em 2007 sob orientação das professoras Ana Flávia Siqueira e Kátia Cristina Carvalho. No ano posterior, ingressou na Universidade Federal de Goiás no curso de Licenciatura em Piano e concluiu o mesmo em 2012. Participou de diversos festivais e masterclasses com renomados professores da área do piano, música de câmara e regência. Foi pianista da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás de 2005 a 2012. Concluiu o mestrado em música/performance em Regência Orquestral em 2014 na Universidade Federal de Goiás. Atualmente é regente assistente da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e professora de piano da Escola de Músicos Ivana Bontempo.

stephania

Solista

Natural de Campinas (SP), Stefânia Benatti, cursou a graduação em música com habilitação em instrumento pela Universidade de São Paulo. Participou de vários conjuntos jovens, incluindo a Orquestra Sinfônica Heliópolis. Integrou o quadro de bolsistas do 41º Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos principais do País, no ano de 2010. Realizou aulas e masterclasses com renomados professores como Hernán Jara, Alberto Almarza, Vincent Lucas, Maurício Freire, Ian Clarke, Fabíola Alves, Stephanie Mortimore e Lois Herbine. Atualmente é flautista e piccolista na Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) e aluna do mestrado em performance no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, sendo o piccolo tema de sua pesquisa.