Saúde de quilombolas é tema de projeto

Data: 03 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/23608/titulo/saude-de-quilombolas-e-tema-de-projeto

Trabalhar, de forma participativa, os problemas de saúde que afetam a população de comunidades quilombolas é o principal propósito do projeto de extensão “Saúde e Qualidade de Vida de Comunidades Quilombolas de Goiás”, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

O projeto foi iniciado em 2010 e atua junto a 32 comunidades quilombolas certificadas. Foi averiguado que, mesmo estando localizadas em áreas rurais de difícil acesso, as populações dessas comunidades apresentam os mesmos problemas de saúde das populações de áreas urbanas, como excesso de peso, hipertensão e diabetes.

Os coordenadores do projeto aplicam um questionário baseado na Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Por meio dessa pesquisa foi constatado que 70% dos entrevistados vivem em situação de insegurança alimentar, ou seja, em algum dia do mês, ou  passa fome ou se preocupa com essa possibilidade.

Embora o número de famílias em situação de insegurança alimentar seja predominante, essas comunidades ainda apresentam um elevado número de pessoas obesas. Para a coordenadora do projeto, a professora Estelamaris Mônego, esse paradoxo existe pelo fato de essas pessoas valorizarem mais aquilo que é vendido nos supermercados, deixando de lado os alimentos típicos de onde vivem, ou seja, aquilo que é plantado e produzido por eles. (Assessoria da UFG)