Apenas um município terá aumento no FPM por causa da população

Data: 08 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: Portal 730

Link direto para notícia: http://portal730.com.br/mirelle-irene/apenas-um-municipio-tera-aumento-no-fpm-por-causa-da-populacao

 

Confira as informações da Coluna "Nas Entrelinhas da Política" desta terça-feira, dia 08 de setembro

IBGE

Um estudo divulgado pela Associação Goiana de Municípios mostra que apenas um município goiano deve ter alteração no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2016. O motivo é a alteração das estimativas populacionais divulgada pelo IBGE no final do mês passado.

PIRES DO RIO

Somente o município de Pires do Rio deverá receber mais recursos do Fundo no ano que vem, pois teve um aumento de 234 habitantes, o que provocou a mudança de faixa do coeficiente de 1.4 para 1.6, o que representa cerca de R$ 144 mil a mais por mês nos cofres do município.

AÇÕES

O presidente da AGM, Cleudes Baré, disse que muitos municípios vão entrar na Justiça contra os cálculos do IBGE, já que eles deixaram diversas cidades goianas por muito pouco de fora do aumento da participação no Fundo. “Há casos, como o de Caldas Novas, que por uma diferença de 26 habitantes ficou de fora, outros por causa de um habitante. Se é feito por estimativa, há base de erros que podem ser questionadas. Não há um trabalho in loco que ateste isso”, afirma.

DESCONTENTES

O PMDB se esforça por atrair o PTB para a oposição e busca agendar nova reunião com o deputado Jovair Arantes esta semana. O presidente da sigla dá sinais de descontentamento com espaços e com as políticas do governo, de quem ainda faz parte da base. Para o líder do PMDB na Assembleia, Jose Nelto, a insatisfação de Jovair tem aumentado. Ele lembra que o comportamento do filho dele, deputado Henrique Arantes, é hoje de independência na Casa.

MULTIPLICAR

“Jovair  é aliado do PMDB nacional e aqui em Goiás há hoje um mal estar entre ele e Marconi. Queremos abrir nosso coração para conversar com o Jovair. Quem quer governar o estado de Goiás tem que pensar na soma e na multiplicação, de votos, para derrotar Marconi”, disse José Nelto a estas ENTRELINHAS.

HINO

A Assembleia Legislativa vai realizar um concurso para a criação de um hino e uma bandeira do Parlamento Goiano. Segundo o presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), o Poder Legislativo precisa adotar símbolos que reflitam sua importância para o Estado e para a sociedade. Em parceria com a UFG, um site, o Memorial do Legislativo, também deverá ser lançado no mês que vem.