Recam realiza chamada pública para circulação audiovisual no Mercosul

Data: 09 de Setembro de 2015

Fonte/Veículo: Revista de Cinema

Link direto para a notícia: http://revistadecinema.uol.com.br/2015/09/recam-realiza-chamada-publica-para-circulacao-audiovisual-no-mercosul/

09 setembro 2015

A Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam) realiza, até 30 de setembro, chamada pública para a seleção de conteúdos produzidos ou coproduzidos nos países membros do bloco, por meio de cessão gratuita. Serão escolhidos 15 filmes, que serão legendados em espanhol ou português, de acordo com a necessidade.

O objetivo é que as obras selecionadas componham o catálogo do ciclo Integrando Olhares, a ser exibido exclusivamente na Rede de Salas Digitais do Mercosul (RSD). Poderão ser apresentados filmes de curtas, médias e longas-metragens, documentários, ficção e animação, pelos interessados que possuam os direitos de exibição para, no mínimo, três dos países membros plenos do Mercosul.

Serão aceitos filmes concluídos e que não tenham ainda sido estreados e também aqueles que já tenham sido exibidos comercialmente em qualquer país do bloco. Também poderão ser apresentados filmes que tenham sido exibidos na televisão, internet ou em DVD.

Os interessados deverão enviar ao email rsd@recam.org os seguintes materiais: link dos filmes com o respectivo nome do usuário e a senha de acesso; ficha técnica e artística; materiais de difusão – trailer, fotogramas do filme, filmografia do diretor e produtor, matérias de imprensa e promocional (opcional).

O Comitê de Seleção da Recam vai avaliar o material recebido para inclusão no catálogo do Ciclo Integrando Olhares. Os responsáveis pelos filmes selecionados serão notificados 30 dias após o encerramento da chamada pública.

A Rede de Salas Digitais do Mercosul (RSD), realizada por meio do Programa Mercosul Audiovisual, viabilizado por termo de cooperação com a União Europeia, é um circuito de difusão cultural integrado por 30 salas de cinema localizadas na Argentina (10), Brasil (10), Paraguai (5), Uruguai (5) e, em breve, Venezuela. A proposta é fomentar a circulação de conteúdos próprios da região, valorizando o sentimento de pertencimento da comunidade mercosulenha.

A RSD já está em funcionamento em diversas cidades dos países do bloco, com servidores e projetores digitais, interconectados por meio de um sistema de transmissão digital. As 10 salas brasileiras estão instaladas nas universidades federais da Bahia (UFBA), da Paraíba (UFPB), de Goiás (UFG), do Espírito Santo (UFES), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo (USP), de Ouro Preto (UFOP), de Pelotas (UFPel), de São Carlos (UFSCar) e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), em Pernambuco.