Governador empossa conselheiros do Cetran em Goiás

 

Governador empossa conselheiros do Cetran em Goiás

(FOTOS: WAGNAS CABRAL )

Lucas Cássio

 

Goiânia - O Governador de Goiás, Marconi Perillo, empossou, na tarde desta quinta-feira (10/9), 22 conselheiros do Conselho Estadual de Trânsito de Goiás (Cetran/GO), órgão máximo normativo de trânsito do Estado, no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

 

Este ano, por determinação do governador, três órgãos passaram a integrar o colegiado:  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA/GO) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB) e Instituições de Ensino Superior – UEG, UFG e PUC fazem o rodízio nas representações.

 

Segundo o presidente do Cetran Goiás, Horácio Melo, uma das metas é municipalizar o transito nas cidades, já que apenas 36 tem esse domínio. “O Cetran vai centralizar o foco na municipalização e na coordenação de todo sistema estadual para garantir que as pessoas possam opinar e serem respeitadas e que os órgãos de trânsito possam evoluir em estrutura, condições materiais e de trabalho. Assim vamos reduzir acidentes e mortes no transito’’, disse.

 

Horácio Melo destacou que os conselheiros tem o papel de não só produzir normas que possam ajudar na redução de acidentes. “Queremos usar a capacidade intelectual dos conselheiros para produzir normas e resoluções efetivas que gerem resultados não só para ação de redução de acidentes mas para dar fluidez no tráfego, garantindo espaço para os mais frágeis no trânsito’’, ressalta o presidente do Cetran Goiás.

 

O governador de Goiás, Marconi Perillo, destacou, durante o evento, a importância da mobilização pela paz no trânsito. “Precisamos reduzir o índice de acidentes no trânsito. O trânsito brasileiro mata mais do que as guerras que existem hoje. Estamos aqui mobilizados pela paz no trânsito, pelas vidas que são ceifadas diariamente e pelas pessoas que ficam com graves sequelas em razão de acidentes de trânsito”, disse o governador.

 

Marconi Perillo ainda destacou que o trânsito influência diretamente no cotidiano das pessoas. “O trânsito impacta não apenas a mobilidade, mas também, o trabalho, a economia, a saúde, a qualidade de vida, o turismo, o meio ambiente e a tranquilidade das pessoas’’.

 

O Cetran é composto por titulares e suplentes do Detran Goiás, Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), Sindicato dos Taxistas, entidades de transporte, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Companhia Municipal de Trânsito e Transportes de Anápolis (CMTT) e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia (SMTA). Este ano, instituições de ensino superior, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA/GO) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, assumem lugares no conselho. O mandato é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.