UFG sobe em ranking; UEG e PUC caem

15 de setembro de 2015

Fonte: O Popular

Link da matérua: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/ufg-sobe-em-ranking-ueg-e-puc-caem-1.946017

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passou de 22º para 17º no Ranking Universitário Folha, divulgado anualmente desde 2012 pelo jornal Folha de S. Paulo. A instituição é a goiana melhor posicionada. Já a Universidade Estadual de Goiás (UEG), que havia melhorado de 2013 para 2014, saltando do 153º lugar para 113º, voltou a cair, ficando agora em 141º.

Considerando as particulares, a Universidade Paulista aparece no ranking goiano como a melhor colocada, mas as notas são nacionais por ser uma instituição existente em mais de um Estado, o que dificulta uma análise da situação da representante goiana. O mesmo vale para o caso da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Já a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) aparece em 114º lugar, caindo 30 posições em relação a 2014, quando estava em 94º. Mesmo assim se encontra melhor que em 2013, quando aparecia em 125º. Já a Universidade de Rio Verde (Fesurv) passou de 171º para 170º. Em 2013 estava em 150º, na frente da UEG.

Nos três anos, foram avaliadas 192 instituições de ensino superior. Entretanto, é a primeira vez que a metodologia de avaliação é mantida, o que permite uma comparação das notas entre 2014 e 2015. São avaliados cinco critérios: Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização. A partir daí é calculada uma nota de 0 a 100.

A Universidade de São Paulo (USP) se manteve em primeiro com nota 96,94. A UFG ficou com 84,54 e a UEG, com 28,85. Já a Fesurv, com 16,73.

Das goianas, a UFG se destaca no tópico Ensino, em que aparece em 15º, e em Mercado, em 20º. A instituição é a única das goianas que aparece com nota no tópico Inovação (excetuando a Unip, que tem média nacional). Já a PUC-GO aparece em 27º no tópico Mercado.

Centro-Oeste

Entre as instituições do Centro-Oeste brasileiro, a Universidade de Brasília é a que aparece com melhor pontuação, 90,60, o que a coloca como a 9ª melhor universidade do País. O destaque é para Ensino, tópico em que fica com a 4ª colocação nacional. Quando se avalia a região, a UFG aparece na segunda colocação.