UFG recebe etapa da Olimpíada de Robótica

Data: 19 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/24334/titulo/ufg-recebe-etapa-da-olimpiada-de-robotica

19-09-2015 00:00

Hoje, a partir das 9h30, cerca de 200 competidores divididos em equipes que representam escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio participam da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento faz parte da programação do II Torneio de Robótica Embarcada (TREM), realizada pelo Núcleo de Robótica Pequi Mecânico no Centro de Eventos Elias Freua Bufáiçal, localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras, apoiadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq), que utiliza a temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A UFG é apoiadora do evento que, em nível nacional, tem o suporte de professores voluntários de diferentes universidades. A cerimônia de premiação está prevista para 17h.

Escape do Labirinto

O Torneio de Robótica foi iniciado ontem, e tem como objetivo aliar o interesse pela automação à prática interativa e participativa. Na segunda edição do TREM as equipes participarão da modalidade Escape do Labirinto, na qual deverão ser construídos robôs capazes de achar a saída de um labirinto no menor tempo possível. Participam alunos das engenharias Mecânica, Elétrica e da Computação da UFG. (Ascom UFG)