UFG divulga novo calendário de colações de grau após pedido do MPF

Data: 24 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: G1 Goiás

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/09/ufg-divulga-novo-calendario-de-colacoes-de-grau-apos-pedido-do-mpf.html

Três datas foram definidas para as cerimônias de 350 estudantes; confira.

Eventos estavam suspensos em função da greve dos servidores.

Do G1 GO

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou um novo calendário para as colações de grau, em Goiânia. As cerimônias estavam suspensas em função da greve dos servidores técnico-administrativos e dos professores, que, juntas, já passam de três meses. Com isso, algunsestudantes chegaram a entrar na Justiça para conseguir o diploma.

Após reclamações, o Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação à UFG e ao Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifesgo), no último dia 18, para que a situação fosse resolvida em um prazo de 15 dias. Em caso de descumprimento, o órgão iria ajuizar uma ação civil pública.

saiba mais

Segundo a procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira, autora da medida, “os alunos não podem ser prejudicados por entraves burocráticos da UFG a que não deram causa e, por isso, verem postergado o exercício de sua profissão”.

Sendo assim, a universidade acatou a recomendação e definiu que as cerimônias para os cerca de 350 formandos serão realizadas nos dias 30 de setembro, e 14 e 23 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Os detalhes podem ser conferidos no site da UFG.

Segundo o pró-reitor de graduação da instituição, Luiz Mello, essas três datas serão suficientes para normalizar a situação. “Nossa expectativa é que todos os alunos de cursos que têm a condição de colar grau agora, no meio do ano, o façam. Eles devem ter acesso ao calendário com as datas, disponível no site, onde também constam informações sobre a reunião que será feita com as turmas”, explicou.

Greve

A paralisação dos funcionários técnico-administrativos começou no último dia 28 de maio. Meses depois, em 1º de agosto, os professores também aderiram à greve. A principal reivindicação dos servidores é o reajuste salarial. Por conta disso, a universidade suspendeu todas as colações de grau.

Além da UFG, o movimento atinge outras instituições federais do estado. Entre as reivindicações dos grevistas estão aumento salarial de 27,3%, a reestruturação do plano de carreira, uma gestão mais democrática e a ampliação do leque de cursos de formação reconhecidos.

O governo federal ofereceu um reajuste de 21,3% dividido em quatro anos. Um dos diretores do Sint-Ifesgo, João Pires Junior informou que a categoria formulou uma contra proposta, na qual os principais pedidos consistem em um reajuste de 9,5% em 2016, referente à inflação de 2015; e um aumento de 5,5% em 2017, com uma cláusula de revisão em 2016, caso o índice de inflação seja maior.

Conforme o diretor, o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) recebeu as reivindicações da categoria em uma reunião no último dia 16. No entanto, ainda não houve um acordo entre as partes.

Uma nova reunião está agendada na sede do ministério, em Brasília, para a tarde desta quinta-feira (24). “Em assembleia os servidores já sinalizaram para que seja feito um acordo com o governo, mesmo assim, ainda vamos tentar mudar alguns pontos da proposta apresentada por eles”, disse o sindicalista ao G1.

Turma de engenharia conseguiu colar grau na UFG após entrar com ação na Justiça (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Turma conseguiu colar grau após entrar com ação na Justiça (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)