Pós-Graduação em Filosofia promove minicurso

Data: 25 de setembro de 2015

Veículo: Portal UFSCAR

Link direto para a notícia: http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=7792

Atividade será ministrada pelo professor André da Silva Porto, da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Nos dias 28 e 30 de setembro e no dia 1º de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar realiza o minicurso “Avanços matemáticos: descobertas ou mutações?”. O evento é composto por três palestras ministradas pelo professor André da Silva Porto, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No dia 28/9, segunda-feira, Porto fala sobre os avanços matemáticos como mutações semânticas. Nessa primeira palestra, será apresentada uma defesa modal da tese de que qualquer avanço matemático envolve alteração semântica. Também será discutida a tese da não-predicatividade das regras matemáticas e a ideia (aristotélica) de "necessidades acidentais".

Na segunda palestra, no dia 30/9, quarta-feira, o tema é anti-fundacinalismo e a crítica à noção de "inferência" e de "prova", que apresenta a crítica do filósofo Ludwig Wittgenstein à noção tradicional de "prova matemática" e à ideia de "inferência" como uma "força demonstradora".

E no dia 1º/10, quinta-feira, a terceira palestra tem como assunto o anti-formalismo e auto-validação performativa. Nesta palestra será apresentada a crítica de Wittgenstein ao formalismo.

André da Silva Porto é graduado em Bachelor of Arts pela State University of New York (SUNY), nos Estados Unidos; é mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Seus interesses de pesquisa incluem filosofia da matemática e da lógica, Wittgenstein, semântica e externalismo em geral.

As palestras ocorrem na sala de reuniões do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC), localizado na área Sul do Campus São Carlos da Universidade, a partir das 14 horas. Não é necessária a inscrição prévia e haverá emissão de certificados.