Procev participa de reunião sobre integração cultural no Centro-Oeste

Data: 26 de setembro de 2015

Veículo: Portal UFMT

Link direto para a notícia: http://www.ufmt.br/ufmt/site/perfil/noticia/Cuiaba/aluno/24840/professor

O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Carvalho, participou do encontro regional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), na Universidade Federal de Goiás (UFG), na última terça-feira (22). O encontro teve como propósito discutir projetos de aproximação das instituições a partir da extensão.

Entre as iniciativas discutidas, um projeto, ainda em estruturação, por enquanto apelidado de Corredor Cultural, propõe a integração de projetos culturais já existentes nessas universidades, por meio da circulação de apresentações artísticas nas cidades do Centro-Oeste que possuem câmpus das Instituições de Ensino Superior.

Conforme Carvalho, o projeto é uma oportunidade para que os estudantes de graduação nas áreas de artes possam ter contato com o mercado profissional, no encontro com o público das universidades. “Essa iniciativa é muito rica, podemos perceber isso com a Exposição do Patrimônio Imaterial (Expoimat), que já percorreu Brasília e agora, Campo Grande. Outro fator positivo é a divisão de custos – a instituição receptora ficará responsável por hospedagem e alimentação e a instituição que está conduzindo ficará com os custos de deslocamento. Assim, se torna uma situação na qual todos ganham, especialmente a comunidade”, observou o pró-reitor.

Plano Nacional de Educação

Outro dos assuntos discutidos na reunião diz respeito às diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à extensão universitária. Uma das metas do plano determina que, até 2024, 10% da carga horária dos estudantes de graduação seja dedicada às atividades de extensão. No esforço para cumprir a proposta, os pró-reitores aproveitaram para discutir formas de viabilizar a creditação e a realização dessas atividades para que elas venham integralizar a carga horária curricular dos estudantes.

Com informações da UFG. Crédito da imagem: Camila Caetano/UFG