Serviços dão pulo do gato

Data: 27 de setembro de 2015

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/servi%C3%A7os-d%C3%A3o-o-pulo-do-gato-1.955232

Setor voltado para animais domésticos movimenta cifras milionárias e deve crescer 7% este ano no Estado

Fabiana acompanha Batman: animal recuperou os movimentos das patas traseiras com fisioterapia

Karina Ribeiro

Enxoval, plano de saúde, clínica fisioterápica e serviço funerário. Está enganado se imaginou que estes são produtos e serviços que contribuem para o bem-estar até o fim de nossas vidas. Tudo isso está disponível para o mundo dos pets e a imaginação da indústria parece não ter limite. O termo “vida de cão” está pra lá de desuso. Cervejas, sorvetes e molhos já fazem parte de um cardápio próprio para os animais. É embalado nesse dinamismo e mudança de comportamento das famílias que o setor estima crescer 7% em Goiás num ano em que muitos segmentos estão se desdobrando para não se afundar na crise.

Entre clínicas, consultórios, hospitais e petshops existem 3,5 mil estabelecimentos especializados em animais pulverizados em todo o Estado. Este último, de longe, o de maior volume: 3 mil lojas. Por trás desse universo de, sobretudo, latidos e miados, são gerados 15 mil empregos diretos de mão de obra, boa parte especializada. As estimativas são do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO).

O segmento gira cifras milionárias em Goiás e atrai novos investidores. Para se ter ideia, no País, segundo previsões da Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o faturamento este ano será de R$ 17,9 bilhões. “O crescimento global de mercado ocorre, mas com o aumento do número de empresas do setor pulveriza os rendimentos”, revela o vice-presidente da CRMV-GO, Wanderson Alves Ferreira. Mordendo por fora estão cursos de banho e tosa, adestramento, auxiliar de veterinário, entre outros.

Segundo dados da Abinpet, o setor não para de crescer desde 2009. Um dos motivos para essa consolidação é a mudança de comportamento das famílias. De acordo com a professora de criação de animais de estimação da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Kellen de Sousa Oliveira, que é também é proprietária da Clínica Veterinária Coyote, se por um lado as famílias reduziram o número de membros, por outro, elevou a quantidade de pets. “Hoje ele é tratado na casa como um filho. Existe uma preocupação muito grande com o bem-estar e a longevidade do animal.”

A inovação também ajuda. Ela é a arma de muitos empreendedores para driblar a concorrência. Atualmente, uma pessoa pode adquirir um animal de estimação numa espécie de pacotão recém-nascido: um filhote canino com garantia de pedigree, com microchip instalado (que garante segurança para o caso do animal estar perdido ou ser roubado), banho, primeira consulta e três meses de vacinas inclusas saem por cerca de R$ 2 mil. Para essa cotação são consideradas raças como shih tzu, yorkshire e maltês. De quebra, há o kit enxoval. Por mais uma bagatela de R$ 1 mil, o tutor leva a cama, brinquedo, ração, lençol e vacinas.

Plano de saúde

O plano de saúde é uma boa alternativa para não assustar tanto o dono com as contas mensais de um animal de estimação. A Cooperativa de Médicos Veterinários de Goiás (UnimevGO), possui quatro tipos de cobertura: standard, master, vip e golden. Os valores variam de R$ 50 mensais até R$ 224 mensais, dependendo do porte e da idade do animal. O mais simples inclui uma série de cobertura como uma consulta mensal, chipagem, dois procedimentos e serviços hospitalares com cobertura de até R$ 100 cada, uma cirurgia anual de até R$ 250, entre outras. Após a chipagem, o período mínimo de carência é de 30 dias para consultas atingindo até 300 dias para doenças pré-existentes. São 20 clínicas conveniadas em Goiânia. “Tivemos um crescimento de 70% nos últimos dois anos”, afirma o supervisor da Unimev, Júlio César Amorim.

Crematório

Empresa especializada em crematório de animais, a Cremapet Vale do Cerrado é pioneira em Goiás. São cremados cerca de 40 bichos por mês, quase o dobro de um ano atrás. São dois tipos de planos. O preventivo, cujo valor é de R$ 500, está incluso traslado, urna cinzária e sala de despedida. Já para o imediato, o valor varia de R$ 400 a R$ 600 - dependendo do peso do animal. Neste plano entra somente a urna cinzária de acrílico. “Além de oferecer um fim digno ao animal, ainda não contamina o meio ambiente”, avalia o supervisor da empresa, Alessandro Vinhal.

Sebastião Nogueira

Kellen em sua clínica veterinária: “pet é tratado como um filho”