Governador autoriza doação de área à UFG/Campus Jataí (GO)

Data: 29 de setembro de 2015

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://www.aredacao.com.br/noticias/62469/governador-autoriza-doacao-de-area-a-ufg-campus-jatai-go

Unidade conta com 25 cursos de graduação

Governador autoriza doação de área à UFG/Campus Jataí (GO)

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

A Redação

Goiânia - O governador de Goiás Marconi Perillo assinou, na tarde desta terça-feira (29/9), durante solenidade no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, documento que autoriza a doação de área pública do governo do Estado com 3.768.435 m² à Universidade Federal de Goiás (UFG) para expansão do Campus de Jataí. No documento, ele solicita à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), e à Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), promoverem as medidas necessárias à assinatura de escritura pública da área, que está localizada em Jataí.

“É um momento muito significativo para a UFG, para o Governo de Goiás e para mim em particular. Quando assumi o governo em 1999, havia incerteza muito grande em relação à continuidade da manutenção desses câmpus. Os prefeitos haviam feito os convênios, mas a responsabilidade maior era do governo do Estado, cerca de 80% a 90%. No caso de Jataí, havia cinco meses que o governo não repassava os recursos que lhe cabiam do convênio. Assumi a responsabilidade de colocar em dia e continuar com os convênios durante anos a fio até a consolidação da UFG e até a consequente contratação de professores pelo Ministério da Educação”, lembrou Marconi.

Ele destacou, ainda, que à época o governo investiu cerca de R$ 80 milhões na UFG, em infraestrutura e pagamento de professores, e na construção do Centro de Ciências Agrárias de Jataí. “Foi uma demonstração de efetivo compromisso das nossas gestões em relação à UFG. E, quando fui senador, também busquei colaborar por meio de emendas. Faço isso porque a UFG é o nosso maior patrimônio em termos de educação superior; faço isso como governador e cidadão comprometido com os avanços do ensino superior do nosso Estado”, declarou.

Marconi e o reitor da UFG, Orlando Amaral, ressaltaram que a doação da área à instituição é o resgate de um compromisso. “É uma área muito cara. Já recebi inúmeros pedidos para que ela fosse destinada a outras finalidades também muito importantes, mas tomamos a decisão de cumprir rigorosamente nosso compromisso e destiná-la inteira ao Campus de Jataí”, explicou o governador.

Durante o evento, Marconi recebeu a solicitação do reitor da UFG para que ele auxilie a demandar ao governo federal a construção de uma universidade federal em Jataí e outra em Catalão. Orlando Amaral justificou que tratam-se dos maiores câmpus de Goiás, e estão entre os maiores do país. O governador afirmou que pedirá reunião com a presidente Dilma Rousseff, com quem tem bom relacionamento, para levar a demanda, considerada por ele muito justa. “Imagino que haverá sensibilidade por parte da presidente e do ministro da Educação em relação a esses dois pleitos”, disse.

Ele se comprometeu, ainda, a destinar R$ 3 milhões do orçamento do próximo ano para o início da estruturação da faculdade de Medicina em Catalão, e se colocou à disposição do reitor da UFG para consolidação do Parque Tecnológico do campus de Jataí e de Catalão.

Orlando Amaral agradeceu pela doação da área, e afirmou que o momento é muito especial para o campus de Jataí. “Temos hoje 25 cursos de graduação, cinco de mestrado e um de doutorado no campus de Jataí, e temos mais de três mil alunos. Com certeza, é um grande passo para nosso crescimento e aprimoramento”, observou. Representando o prefeito de Jataí, o presidente da Câmara Municipal do município, Marcos Antônio Ferreira, também endossou os agradecimentos pela enorme conquista da UFG e de Jataí.