Dia de assembleias gerais para as categorias

Data: 29 de setembro de 2015

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/dia-de-assembleias-gerais-paras-as-categorias-1.956419

 

Os docentes e servidores técnico-administrativos da UFG realizarão hoje assembleias que podem definir o rumo da paralisação que já se estende há 60 dias e há 125 dias respectivamente.

A situação do câmpus de Jataí da UFG, porém, é ainda mais complexa, pois cinco dos 25 cursos não encerraram o semestre.

As reuniões marcadas para 8 horas, no caso dos técnico-administrativos, e para às 14 horas dos professores na própria UFG podem, inclusive, determinar o fim da greve se a maioria votar a favor, mesmo sem concordar com as condições impostas pelo governo federal. “A proposta final do governo já chegou em nossas mãos. Acredito que as possibilidades de negociação já se esgotaram e, por isso, a assembleia pode ter o indicativo de fim da greve”, relata o diretor presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Flávio Alves da Silva.

Já os técnico-administrativos seguem insatisfeitos com as propostas apresentadas pelo governo federal. “O governo federal nos encaminhou uma proposta que nós consideramos insuficiente. A maioria, no entanto, deve decidir assinar o acordo em breve. Mas tudo depende da aprovação nacional”, ressalta o diretor dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes-GO), João Pires.

A votação para o fim da paralisação, nesse caso, não depende apenas da aprovação do comitê goiano, mas sim da aceitação dos 69 sindicatos que integram o Comando Nacional de Greve (CNG/Fasubra).