UFG é parceira na retomada do Programa Cultura e Conhecimento

Data: 29 de setembro de 2015

Veículo: Portal Andifes

Link direto para a notícia: http://www.andifes.org.br/2015/09/29/ufg-e-parceira-na-retomada-do-programa-cultura-e-pensamento/

Reitor da universidade, Orlando Amaral, participou da cerimônia de relançamento da iniciativa no Rio de Janeiro

A Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a UFG e a Fundação Casa Rui Barbosa, lançaram nesta terça-feira (22/9) três editais de fomento à iniciativas concebidas pela sociedade civil voltadas para a cultura, no âmbito do Programa Cultura e Pensamento. O programa, que está sendo retomado pelo MinC, junto com a UFG e outras instituições, propõe-se, em seu segundo ciclo, a incentivar reflexões teóricas e críticas sobre os rumos da cultura no país, com o apoio de projetos que fortaleçam a esfera pública e proponham questões e alternativas para as dinâmicas culturais nacionais. O anúncio dos editais e relançamento da iniciativa ocorreram durante o Seminário Internacional Cultura e Pensamento, realizado no Rio de Janeiro, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do secretário de Políticas Culturais, Guilherme Varella, do reitor da UFG, Orlando Amaral, agentes culturais, intelectuais e pessoas ligadas a entidades da área.

A cerimônia foi marcada por apresentação cultural do grupo de choro Sôdade Brasilis e debate com o tema A Crise de Valores na Sociedade Atual: Qual o Papel da Cultura. Foi anunciado, na ocasião, o valor de R$ 1,55 milhão de reais em recursos a serem destinados aos editais, com o intuito de fomentar a realização de eventos, entre seminários, congressos e simpósios, além de publicações impressas, processos de pesquisa colaborativa e projetos ligados à criação e qualificação de informações e indicadores, que provoquem o debate sobre a cultura no cenário nacional e internacional.

Relançamento do Programa Cultura e Pensamento

Reitor da UFG, ao lado da presidente da Fundação Rui Barbosa, do Ministro da Cultura e do secretário de Políticas Culturais no relançamento do programa

Além do incentivo a projetos culturais, a iniciativa busca ampliar os vínculos entre governo e universidades, com o envolvimento das mesmas numa rede que compõe o programa, para que contribuam, a partir das discussões que perpassam o ambiente universitário, na formulação de políticas públicas para o setor da cultura. Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, “a Universidade tem importante papel nesse projeto, pois fará a gestão financeira de recursos das ações dentro do projeto”.

Ciclos de seminários

O Programa Cultura e Pensamento foi criado em 2005 e promoveu seu primeiro ciclo até o ano de 2012, período em que lançou editais com destinação de recursos a diversos projetos. Neste segundo ciclo, para fortalecer o diálogo sobre o tema, na tentativa de trazer as reflexões teóricas acadêmicas para a sociedade, promover a democracia, a conexão entre diferentes saberes e discussões múltiplas no âmbito da cultura e das políticas culturais, dentro do programa também serão realizados ciclos de seminários, que percorrerão cidades das cinco regiões do país, debates e atividades que envolvam a participação da comunidade. O objetivo é tornar a área uma das matrizes para o planejamento de estratégias governamentais de desenvolvimento do país.

Orlando Amaral adiantou que a UFG receberá ainda neste ano uma das atividades do programa. Nos dias 16 e 17 de dezembro, será realizado, no Centro Cultural UFG, o Seminário Direitos Culturais, com o tema Dos direitos culturais à cultura dos direitos. O evento terá a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira e do ministro da Educação, Renato Janine.

Serena Veloso – Universidade Federal do Goiás