Governador doa área para UFG de Jataí, e se compromete a pedir investimento para polo de Catalão

Data: 30 de setembro de 2015

Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/18888-governador-doa-area-para-ufg-de-jatai-e-se-compromete-e-pedir-investimento-para-polo-de-catalao

20150930030125

Marconi Perillo assina o documento para doação de área para a UFG ( Foto: Governo de Goiás)

Foi assinado pelo governador Marconi assinou, documento que autoriza a doação de área pública do governo do Estado com 3.768.435,00 de metros quadrados à Universidade Federal de Goiás (UFG) para expansão do Campus de Jataí.

No documento, ele solicita à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), e à Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), promoverem as medidas necessárias à assinatura de escritura pública da área, que está localizada em Jataí.

“É um momento muito significativo para a UFG, para o Governo de Goiás e para mim em particular. Quando assumi o governo em 1999, havia incerteza muito grande em relação à continuidade da manutenção desses câmpus. Os prefeitos haviam feito os convênios, mas a responsabilidade maior era do governo do Estado, cerca de 80% a 90%. No caso de Jataí, havia cinco meses que o governo não repassava os recursos que lhe cabiam do convênio. Assumi a responsabilidade de colocar em dia e continuar com os convênios durante anos a fio até a consolidação da UFG e até a consequente contratação de professores pelo Ministério da Educação”, lembrou Marconi.

Ele destacou, ainda, que à época o governo investiu cerca de R$ 80 milhões na UFG, em infraestrutura e pagamento de professores, e na construção do Centro de Ciências Agrárias de Jataí. “Foi uma demonstração de efetivo compromisso das nossas gestões em relação à UFG. E, quando fui senador, também busquei colaborar por meio de emendas. Faço isso porque a UFG é o nosso maior patrimônio em termos de educação superior; faço isso como governador e cidadão comprometido com os avanços do ensino superior do nosso Estado”, declarou.

Durante o evento, Marconi recebeu a solicitação do reitor da UFG para que ele auxilie a demandar ao governo federal a construção de uma universidade federal em Jataí e outra em Catalão. Orlando Amaral justificou que tratam-se dos maiores câmpus de Goiás, e estão entre os maiores do país. O governador afirmou que pedirá reunião com a presidente Dilma Rousseff, com quem tem bom relacionamento, para levar a demanda, considerada por ele muito justa. “Imagino que haverá sensibilidade por parte da presidente e do ministro da Educação em relação a esses dois pleitos”, disse.