UFG define retorno às aulas após fim da greve dos professores, em Goiânia

Data: 30 de setembro de 2015

Veículo: TV Anhanguera - JA2

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/09/ufg-define-retorno-aulas-apos-fim-da-greve-dos-professores-em-goiania.html

Segundo reitoria, estudantes voltarão na segunda-feira (5). Docentes de outras unidades e servidores técnicos seguem paralisados.

Vanessa Martins

Do G1 GO

A pró-retoria do campus de Goiânia da Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que vai retomar as aulas na instituição na próxima segunda-feira (5), após quase 60 dias de greve dos professores. O retorno nas demais unidades ainda não está definida, pois os docentes em cidade de Goiás, no noroeste do estado, e Jataí e Catalão, ambas no sudeste goiano, continuam em paralisados, assim como os servidores técnico-adminiatrativos também mantêm a paralisação.

Conforme o pró-reitor de graduação da UFG, Luiz Mello, o novo calendário de reposição das aulas da universidade ainda está sendo feito. “O calendário completo com todos os detalhes e todas as datas relativas ao semestre 2015/2 será apreciado e aprovado pelas instâncias superiores da universidade nas próximas semanas e, tão logo isso ocorra, será divulgado”, afirmou.

A estudante Gislainy Crisóstomo afirmou que prefere que as aulas voltem o quanto antes para não atrasar o curso. “Mesmo se a gente continuar estudando até fevereiro, melhor do que cancelar o semestre”, disse.

Os docentes entraram em greve no último dia 1º de agosto. Já os servidores técnico-administrativos da universidade paralisaram as atividades no último dia 28 de maio deste ano. As principais reivindicações envolviam reajustes salariais e melhores planos para aprimoramento para a carreira.

Outras unidades

Os professores do campus de Jataí vão definir se continuam em greve ou não durante assembleia que será realizada na quinta-feira (1º). Os docentes de Catalão continuam em greve e vão reavaliar o término da paralisação em nova assembleia que será realizada no dia 8 de outubro.

Na cidade de Goiás,  os docentes também continuam em greve e realizarão nova assembleia para discutir a possibilidade de voltar às atividades também no dia 8 de outubro.

Ainda segundo o pró-reitor, as atividades que dependem dos servidores técnico-administrativos continuarão paralisadas, já que a categoria continua em greve.

Greve dos docentes continua em outras cidades Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Greve dos docentes continua em outras cidades (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-ifesgo), João Pires Júnior, a categoria aguarda definição dos termos finais relativos ao aprimoramento da carreira e assinatura do termo.

“Temos uma assembleia marcada para segunda-feira (5) para discutir a possibilidade do fim da paralisação, caso a assinatura já tenha sido feita. Após a assinatura dos termos, iremos apontar a data do fim da greve”, esclareceu.

Acordo

Conforme assessoria da Adufg, os docentes de Goiânia aprovaram a proposta do governo federal que ofereceu reajuste de 5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017. Os benefícios oferecidos foram auxílio alimentação de R$ 458, auxílio saúde de em média R$ 145 por pessoa e pré-escolar no valor médio de R$ 321, também por pessoa. Esses valores devem ser implantados em janeiro de 2016.

Entre as reivindicações dos grevistas estava um aumento salarial de 27,3%, a reestruturação do plano de carreira, uma gestão mais democrática e a ampliação do leque de cursos de formação reconhecidos. Antes da proposta final, o governo federal ofereceu um reajuste de 21,3% dividido em quatro anos.