A prova para 7,7 milhões de estudantes está chegando

Data: 05 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/24959/titulo/a-prova-para-77-milhoes-de-estudantes--esta-chegando

 

Revisar conteúdos já estudados e relaxar são as dicas para quem irá encarar o Enem nos próximos dias 24 e 25 de outubro

Thiago Burigato

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando, e estudantes de todo o país chegam à reta final dos preparativos para o teste que pode definir o futuro profissional de cada um. A prova está marcada para ser aplicado nos dias 24 e 25 de outubro, respectivamente um sábado e um domingo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão mais 7,7 milhões de candidatos participando dos testes em mais de 1.700 municípios de todo o país. O número é 11% menor que o registrado em 2014, quando 8,7 milhões de estudantes fizeram o exame. O aumento na taxa de inscrição, que passou de R$ 35,00 para R$ 63,00, é apontado como um dos principais motivos para a debandada. Ainda assim, o Enem continua sendo o principal método de garantir a entrada dos candidatos nas melhores faculdades do país.

E é justamente por conta disso que milhares de jovens de todo o país têm dedicado grande parte de seus dias aos estudos. Thalyta da Silva Reittel, de 18 anos, é uma delas. A garota, que frequenta o Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, conta que chega a estudar 14 horas por dia para poder alcançar seus objetivos de ingressar no curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB) ou da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Visando esse objetivo, Thalyta conta que até abandonou amigos e terminou um namoro por conta dos estudos. Segundo ela, a própria mãe pede para que ela desacelere. “Minha mãe fica preocupada, diz que preciso diminuir”, conta. “Mas não posso me dar o luxo de parar agora. Quem quer passar tem que se submeter a isso.” Segundo a jovem, além de ir à escola na parte da manhã, ela frequenta um cursinho à tarde e, pelo menos duas vezes por semana, também à noite. “Quando não tenho aula, estudo em casa”, diz.

Esse clima de forte de ansiedade que vive Thalyta é o mesmo por que passa milhões de estudantes brasileiros, e precisa ser controlado. A neuropsicóloga Eucliva Floriano de Oliveira explica excesso de dedicação pode acabar prejudicando mais do que colaborando com os estudos. “Tem gente que apesar de estar em um ritmo acelerado, dá conta. Para outros, isso pode ser prejudicial. Se passar da medida ela pode se sobrecarregar e, quando chegar na hora da prova, não conseguir responder nada”, explica.

Conselho de especialista é não “sofrer”

Para a neuropsicóloga Eucliva Floriano de Oliveira, a melhor maneira de se preparar nessas últimas semanas antes da prova é rever todo o conteúdo que foi (ou deveria ter sido) estudado nos meses anteriores. “Nessa reta final o ideal é fazer uma revisão geral, aproveitar o que já sabe.” Ela explica que sentir-se preparado é fundamental para que o aluno não sofra com a ansiedade no momento da prova.

O professor de Matemática Alexandre Siqueira, que leciona no Prepara Enem, pondera que o estudante que estiver empenhado em obter um bom resultado deve, sobretudo, conhecer os tópicos mais cobrados do exame desde quando ele foi reformulado, em 2009. “É muito importante estar por dentro do que acontece no país. [É preciso] Ler revistas, jornais, conhecer gráficos e tabelas”, conta. Apesar disso, ele pontua que aqueles que não se jogaram nos livros nas últimas semanas não vão conseguir se inteirar agora, com o prazo acabando. “Não há fórmulas mágicas. O Enem não é simples uma prova simples. Não pode agora o aluno querer aprender estudando durante 12 horas por dia”, enfatiza.

Seja como for, o importante neste momento é se antecipar a eventuais inconvenientes conhecendo quais condutas são e não são aceitas antes e durante as provas por meio do edital do Inep. Além disso, é importante percorrer o trajeto até o local da prova para evitar problemas de fácil prevenção no dia fatídico.

Conforme consta no edital do exame, o gabarito do Enem 2015 será divulgado no portal do Inep três dias após as provas, no dia 28 de outubro. A data em que será apresentado o resultado final, porém, ainda não foi divulgada, mas deve ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro do ano que vem.