Um é pouco, dois é bom...

Data: 06 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/25011/titulo/um-e--pouco--dois-e--bom…

 

 

Com linguagens que se complementam, três artistas contemporâneos abrem exposição, hoje, na Vila Cultural Cora Coralina

A Vila Cultural Cora Coralina abre, nesta terça-feira (6), exposição coletiva com trabalhos de três artistas visuais contemporâneos. A mostra, batizada justamente de 3. Desenho, Pintura e Gravura contempla obras recentes de Adriana Mendonça, Mário Cavalcante e Vinícius Figueiredo. Com mais de dez anos de atuação, os três artistas selecionados participaram de diversas exposições dentro do circuito de arte local, nacional e internacional.

Para esta mostra foi proposta uma intervenção urbana e virtual. Várias pessoas ao redor do mundo postaram fotos do algarismo 3, impresso, se integrando à paisagem urbana. Gente da Irlanda, da Alemanha, dos Estados Unidos, de Aparecida de Goiânia e da Cidade de Goiás entraram na onda. “A ação ultrapassou o que tínhamos previsto e fugiu um pouco do controle, chegando aonde nem imaginávamos”, conta o artista Vinícius Figueiredo.

Segundo ele, a ideia é colocar, lado a lado, obras de artistas que conversam entre si, mesmo que com linguagens diferentes as listadas como gravura, desenho e pintura. “Há um hibridismo: o Mário Cavalcante faz uma arte mais gestual, expressionista, concreta; a Adriana trabalha com o lúdico, com o imaginativo, e eu trago muito da memória. As obras se complementam de alguma forma, define o artista. A curadoria é de Samuel Jose Gilbert de Jesus, crítico, curador e professor de História da Arte e da Imagem na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiânia (UFG).

Adriana Mendonça é formada em Artes Visuais pela UFG. Mestre em Patrimônio Cultural pela PUC Goiás e em Arte e Cultura Visual pela UFG, atualmente ela é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, na linha de Poéticas Visuais, na área de Gravura, pela Universidade Federal de Goiás, e professora da PUC Goiás.

Mário Cavalcante é graduado em Artes Visuais, bacharel em Artes Plásticas e mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais. Atualmente, leciona História da Arte e da Imagem na Faculdade de Artes Visuais na UFG. Já lecionou Desenho e Estética e História da Arte no curso de Arquitetura e Urbanismo; Pintura no curso de Design, além de ministrar Desenho e Pintura na PUC Goiás.

Vinícius Figueiredo é bacharel em Artes Visuais, com habilitação em Artes Plásticas, pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Mestre em Cultura Visual pela mesma instituição, Vinícius foi professor convidado no curso de Arquitetura da PUC Goiás e, atualmente, leciona Desenho Artístico e Desenho Técnico no curso de Direção de Arte da UFG. Com mais de dez anos de carreira, participou de diversas mostras dentro do circuito artístico local, nacional e internacional, tendo sua obra exposta no acervo de museus em Portugal, Argentina, Londres e Japão – dentre outros países. Em Goiânia, já integrou diversas mostras individuais e coletivas.

SERVIÇO

Exposição ‘3. Desenho Pintura e Gravura’

Onde: Vila Cultural Cora Coralina

(Rua 3, esquina com Av. Tocantins, Centro – Goiânia)

Abertura: Hoje (6 de outubro)

Visitação: De 7 a 31 de outubro

(De terça a sábado, das 8h as 17h30)