Volta às aulas com poucos alunos

Data:06 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/volta-%C3%A0s-aulas-com-poucos-alunos-1.961871

O primeiro dia de aula na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, após o fim da greve dos professores que durou cerca de dois meses, contou com a presença de poucos alunos. Para o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Flávio Alves da Silva, os alunos não se inteiraram sobre o fim da greve. “Entendemos que eles estavam desanimados, muitos alunos estavam fora da sala de aula.” Ainda segundo ele, os alunos foram comunicados do fim da greve por e-mail.

Com o término do semestre letivo ainda sem data prevista, o fim da greve divide opiniões dos estudantes. Para a aluna de Medicina Veterinária e integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFG, Carol Berbão, de 23 anos, não foi benéfico o término do movimento. “Os professores vão ter que ministrar as aulas correndo, e isso prejudica os alunos porque não aprendemos direito, além de que eles não conseguiram tudo que lutavam.”

“Acho que a greve foi válida. Mas achei ótima a volta das aulas, e agora é colocar as coisas em ordem e voltar à rotina”, contou a estudante de Design de Moda Paula Brito, de 22, que depois de enfrentar uma greve na universidade que estudava em outro Estado se mudou para Goiás. Já para a estudante de Ciências Biológicas, Denise Lopes, o fim da greve não provocou mudanças na falta de assistência e infraestrutura da faculdade. “Muitos alunos desistem do curso porque é muito precária a estrutura dentro das universidades, e isso não foi mudado, vai continuar a mesma coisa”, disse.

Sobre as reposições das aulas, o pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, informou que haverá uma reunião para decidir a questão. “A reposição acontecerá a partir do calendário acadêmico a ser aprovado pelas instâncias superiores da UFG.”