Eleição para conselheiros tutelares acontece neste domingo,4

Data: 03 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/19004-novos-conselheiros-tutelares-serao-escolhidos-neste-domingo

Os eleitores goianienses vão escolher neste domingo os novos conselheiros tutelares. Os conselheiros trabalham no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens.

Essa será a a primeira vez que esses profissionais serão escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o País. Os novos conselheiros terão mandato de quatro anos, contados a partir de janeiro de 2016. Em Goiânia, serão eleitos 30 conselheiros tutelares e 30 suplentes. 120 candidatos e candidatas que disputam o pleito. 377 urnas estarão distribuídas em 130 escolas catalogadas como locais de votação, que contarão com 208 mesas receptoras.

Os conselheiros e conselheiras são eleitos pelo voto direto, secreto, universal e facultativo dos cidadãos do município, desde que devidamente inscritos na Justiça Eleitoral cinco meses antes da realização da eleição. O pré-requisito para votar é ser maior de 16 anos e, no dia da votação, apresentar documento de identidade com foto, título de eleitor e comprovante de residência.

Para a organização da eleição, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Tribunal Regional de Eleitoral (TRE-GO), que disponibilizou as urnas e o quadro de profissionais para o dia da eleição.

Em Goiânia, a eleição é regulada pelo CMDCA, conforme disciplinado pela Lei Municipal 8.483, de 29/06/2006, publicada no Diário Oficial do Município de Goiânia, n° 3.980, de 10/10/2006, que dispõe sobre a Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente no Município de Goiânia.

Os eleitos serão diplomados no dia 18 de dezembro e empossados no dia 10 de janeiro de 2016 em local a ser confirmado pela Comissão Eleitoral e pelo Conselho. Para mais informações sobre a listagem de locais de votações, o interessado pode acessar o site http://cecomgoias.org.br/CMDCA.php