Pop Rua contará com censo realizado pela UFG

Data: 05 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: Portal Goiânia

Link direto para a notícia: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=8155&fn=true

 

Censo é um dos itens constantes na proposta de projeto de lei que a prefeitura prepara para enviar à Câmara Municipal.

 

A Prefeitura de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás (UFG) preparam agenda para divulgação de um censo sobre a população em situação de rua. A informação é da secretária de Assistência Social, Maristela Alencar, que divulgou durante encontro do Comitê Gestor Municipal Intersetorial pela Política Nacional para População em Situação de Rua – Pop Rua, realizado na manhã desta segunda feira, 05, no Paço Municipal.

 

O censo, conforme frisou a secretaria, trará informações importantes para definir ações pública voltadas para o segmento, definindo sua carências, o quantitativo, grau de instrução, definição de grupos por idade, distribuição por regiões na cidade, motivos alegados para optarem por moradia em rua entre vários outros  apontamentos. O censo é um dos itens constantes na proposta de projeto de lei que a prefeitura prepara para enviar à Câmara Municipal.

 

O projeto de lei, analisado pelo Comitê Gestor, ligado à Secretaria de Assistência Social da cidade, nesta segunda,  contou com a participação do secretario de Direitos Humanos, Pedro Wilson, e do Promotor Público Eduardo Prego. O coordenador José Eduardo destacou que o trabalho é fruto das reuniões realizadas pelo seis subcomitês: saúde, assistência social e segurança alimentar; direito, justiça e políticas de segurança pública; formação, mobilização e comunicação; monitoramento e controle social; políticas de acolhimento institucional e habitação; e reinserção, mobilidade e trabalho.

 

A intenção do comitê gestor é que, ainda este ano, seja instituída a lei com diretrizes de políticas públicas para a população em situação de rua de forma a preparar dotação orçamentária com rubricas nas várias pastas que compõem a intersetoriedade de atuação. Antes de levar ao prefeito Paulo Garcia, o projeto será encaminhado à plenária que acontecerá no próximo dia 14 e que contará com a participação de representantes de todas as secretarias envolvidas.No momento, o projeto é motivo de análise do Ministério Público, cujo representante retorna com adequações e sugestões até a próxima sexta-feira.

 

Sirley Camilo, do Comitê Pop Rua - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)