Aluno deve manter ritmo de estudo no feriado, diz professor

Data: 10 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/aluno-deve-manter-ritmo-de-estudo-no-feriado-diz-professor-1.965314

Amanda Araújo vai aproveitar o feriado para estudar

Faltam duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e mesmo para quem está em ritmo intenso de estudos desde o começo do ano ainda não chegou a hora de descansar. Apesar do feriado na segunda-feira, a orientação é seguir estudando. Professores recomendam usar o dia para revisar e ler o que já estava programado. “Faltam apenas 14 dias para o Enem e vale a pena esperar e se dedicar mais um pouquinho antes do merecido descanso. Falta pouco”, diz o professor de física e mestre em Educação Regis Guimarães.

A estudante Amanda Araújo, de 21 anos, deseja cursar Medicina. Para isso, se dedica todos os dias, sem folgas. “É minha meta e estou focada. Tive um plano de ensino específico elaborado para atender minhas dificuldades. Não vou parar nenhum dia até a prova. Quero chegar bem no dia do exame.” A estudante não descarta a possibilidade de se mudar para outro Estado. “Minha preferência é permanecer em Goiás e cursar Medicina na Universidade Federal de Goiás, não só por ficar perto da família, mas pela qualidade do ensino.”

O professor de física Regis Guimarães acrescenta que uma dica é treinar a redação, resolver listas de exercícios antigos e não tentar absorver conteúdos novos. “Estar focado e aproveitar cada momento é importante para dar tranquilidade ao estudante na hora da prova. Ele terá a confiança de que deu seu melhor para estar ali naquele momento.”

Cumprir a meta

Coordenador de curso preparatório para o Enem, Gilberto Augusto entende que no feriado o aluno pode acordar um pouco mais tarde que o convencional, mas não deve tirar o dia de folga. “É um dia comum para quem vai fazer a prova nos dias 24 e 25.” Augusto afirma que os alunos que tem os melhores resultados são os que vem se dedicando, estabelecendo e cumprindo suas metas diárias de estudo de maneira organizada e planejada. “Não é a quantidade de estudos, mas a qualidade e o método.”

Professor de química e coodenador de ensino de curso preparatório e escola de ensino médio, César Lourenço de Oliveira acrescenta que a leitura e o acompanhamento dos acontecimentos de relevância nacional e internacional não podem ficar de fora do cronograma de estudos.