O cinema e a cidade

Data: 10 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/o-cinema-e-a-cidade-1.964902

Festival mostra filmes que investigam o espaço urbano e os movimentos sociais

O curta-metragem goiano O Dia Secreto, do cineasta Benedito Ferreira, abre a sessão da Curta Mostra Brasil

Já em sua reta final, a 15ª Goiânia Mostra Curtas (GMC) promove hoje à tarde, em seu penúltimo dia, atividades relacionadas ao tema Imagens Insurgentes: A Cidade que Emana de Coletivos, escolhido para a mostra especial desta edição, que será exibida também amanhã à tarde, sempre no Teatro Goiânia. Com 36 títulos, a mostra, com curadoria de Marcelo Pedroso e Mariana Lacerda, traz filmes que utilizam o cinema como meio de observação crítica do ambiente urbano.

“Todo ano, a GMC elege um tema que, de modo transversal, passa pela programação do evento. A questão urbana é uma preocupação de todos nós e que o cinema nacional tem tratado em vários aspectos. A produção coletiva, os coletivos, têm se dedicado muito a essa questão. Por isso, o debate vai contar com a participação deles, além da exibição de seus filmes”, explica Maria Abdalla, coordenadora-geral do festival. Os filmes, engajados, valem-se de linguagens diferentes para falar de questões como a especulação imobiliária, caso das produções de Pernambuco e dos vídeos do Movimento Popular, de Goiânia, invasões de terras indígenas e movimentos de reconhecimento e luta de direitos, como a Marcha das Vadias.

O debate Audiovisual e Cidades: Por uma Resistência Coletiva, será realizado hoje, após a exibição da primeira parte da mostra especial, que começa às 14 horas. Participam da discussão a jornalista Natália Garcia, do projeto Cidades para Pessoas, a arquiteta e urbanista Carol Farias (Sobreurbana), o professor e diretor de cinema Fred Benevides e a documentarista Mariana Lacerda, com mediação do documentarista e educador Marcelo Pedroso, do premiado Brasil S/A. A mostra especial prossegue amanhã, às 15 horas.

Mostra Brasil

Na noite de hoje será realizada a última sessão da Curta Mostra Brasil, a partir das 19 horas. A sessão, que contará com 12 filmes, começa com o curta goianoO Dia Secreto, de Benedito Ferreira, uma ficção rodada em vários pontos da cidade e que tem como protagonista uma mulher que tem uma receita especial. O curta levou o troféu de melhor direção na Mostra ABD Goiás no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás.

Outro destaque da sessão é o drama A Outra Margem, do Mato Grosso do Sul, sobre um agroboy que escuta a rádio local e os recados de amor deixados pelos ouvintes. A cineasta Nathália Tereza venceu o candango de melhor diretora pelo curta-metragem no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme levou ainda do prêmio da crítica.

O pernambucano Chico Lacerda, além de diretor, é o narrador, roteirista, montador e diretor da ousada fotografia do drama Virgindade, sobre um homem adulto que relembra os fortes impulsos sexuais por pessoas do mesmo sexo que sentia já na infância. O cineasta é um dos fundadores do coletivo Surto Filmes & Deslumbramento, que tem se destacado pelo cinema autoral e pela proposta de estética queer em filmes premiados como Estudo em Vermelho(2013).

Encerramento

Amanhã, a Goiânia Mostra Curtas exibe pela manhã a sua 14ª Mostrinha, uma sessão de filmes escolhidos especialmente para o público infantil, a partir das 10 horas. A curadoria da Mostrinha, que durante a semana foi exibida para crianças da rede pública de ensino e que hoje será aberta para o público em geral, é de André Barcelos, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Às 20 horas, será realizada a cerimônia de premiação do festival, que tem várias mostras competitivas. Não há distribuição de prêmios em dinheiro, mas os vencedores ganham materiais de produção de filmes e serviços de laboratório e finalização concedidos por empresas da indústria cinematográfica.

Na sessão de encerramento, vai ser exibido o curta experimental Resgate Cultural, o Filme, do coletivo pernambucano Telephone Colorido & Pajé Limpeza, uma exibição especial na comemoração aos 15 anos do evento goiano. O filme foi premiado na primeira edição da Goiânia Mostra Curtas, em 2001. Um representante do coletivo será homenageado na sessão, ao lado do padre Sérgio Bernardoni, do Centro Cultural Caravídeo, importante entidade de produção e divulgação da produção audiovisual goiana.

A Outra Margem também integra a mostra competitiva

O drama Virgindade , do pernambucano Chico Lacerda, será exibido durante a Curta Mostra Brasil