Professores da UFG seguem em greve apenas na cidade de Goiás

Data: 13 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: G1 Goiás

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/10/professores-da-ufg-seguem-em-greve-apenas-na-cidade-de-goias.html

Campus de Catalão encerrou paralisação e retoma aulas no próximo dia 19.

Novo calendário está sendo avaliado e deve ser divulgado até sexta-feira.

Em greve há mais de 4 meses, os professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) do campus da cidade de Goiás, no noroeste goiano, decidiram continuar a paralisação. É a única unidade da instituição em que a paralisação continua no estado.

Membro do comando de greve da cidade de Goiás, o professor Luís Augusto Vieira informou aoG1 que os docentes ainda querem negociar questões internas com a reitoria da universidade e decidiram manter a paralisação por reivindicações locais.

“Na última assembleia, os professores entenderam que era preciso manter a greve por causa de questões referentes ao funcionamento da UFG na cidade e também porque gostaríamos de discutir o calendário de reposição das aulas. As duas reivindicações já estão sendo discutidas na reitoria”, esclareceu.

Uma nova assembleia deve ser realizada nesta quarta-feira (14) para discutir se a greve será encerrada ou não. O professor lembrou que os docentes da unidade começaram a greve, de forma independente, no dia 2 de junho deste ano.

Calendário

A UFG informou que o novo calendário acadêmico será discutido e avaliado pelo Conselho de Extensão e Cultura da universidade, que é a última etapa antes da aprovação. A reunião deve acontecer nesta sexta-feira (16).

Ainda conforme a universidade, todos os campi devem seguir o mesmo calendário, assim que ele for aprovado e divulgado.

Catalão

Os professores do campus de Catalão, no sudeste de Goiás, decidiram encerrar a greve no último dia 8. Eles entraram em greve no dia 28 de junho deste ano e voltarão a ministrar aulas na próxima segunda-feira (19).

“A maioria dos professores votou para que o sindicato nacional assine o acordo com o governo federal. Ainda assim, os docentes ficaram muito divididos porque a reposição das perdas estão poucas, não consideraram muita coisa. Foi uma proposta que não finaliza mudança nenhuma”, avaliou a presidente da Associação dos Docentes da UFG regional Catalão (Adcac), Fernanda Ferreira Belo.

Jataí

Segundo informações do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), os professores do campus de Jataí, no sudeste goiano, estavam em greve desde o dia 1º de agosto e, segundo a UFG, retomaram as aulas no último dia 6 deste mês.

Alunos temem cancelamento de semestre por causa da greve Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Aulas já  voltaram nos campi de Goiânia e Jataí  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Goiânia

Ainda conforme a Adufg, os professores do campi de Goiânia da UFG entraram em greve também no dia 1º de agosto e voltaram às atividades no dia 5 deste mês. Segundo a UFG, as aulas foram retomadas no mesmo dia.

Negociações

O governo ofereceu reajuste de 5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017. Os benefícios oferecidos foram auxílio alimentação de R$ 458, auxílio saúde de em média R$ 145 por pessoa e pré-escolar no valor médio de R$ 321, também por pessoa. Esses valores devem ser implantados em janeiro de 2016.

Entre as reivindicações dos grevistas estavam um aumento salarial de 27,3%, a reestruturação do plano de carreira, uma gestão mais democrática e a ampliação do leque de cursos de formação reconhecidos. Antes da proposta final, o governo federal ofereceu um reajuste de 21,3% dividido em quatro anos.