Duplicidade no palco

Nômades Grupo de Dança estreia neste fim de semana espetáculo Beladona

15J04N216.jpg

por Rariana Pinheiro

Beleza versus inquietação. Alucinações versus realidade. Sim, são das dualidades conflitantes que baseia todo processo criativo do novo espetáculo do Nômades Grupo de Dança. Seu nome é Beladona, que tem estreia marcada para hoje, às 20h, no Teatro Escola Basileu França, onde, aliás, permanece em cartaz até domingo (18).

O espetáculo de dança contemporânea conta com a direção artística e coreográfica da fundadora do grupo, Cristiane Santos. Já quem assina a produção e coordenação geral é William Bernardes. Juntamente com uma equipe afinada – formada por iluminadores, maquiadores, cenógrafos, etc -, a equipe é responsável ajudar a dar aos passos de quatro bailarinos  sentimentos e expressividade.

Os bailarinos em questão são:Laís Guerra, Valter Caldeira, Ludmila Rocha e Jayme Marques, que para criação da montagem participaram de diversos laboratórios. A intenção da companhia era de que os dançarinos também atuassem como co-autores de Beladona pois, no palco eles bailam acompanhados ainda pelo desafio de provocar a dramaticidade e sensibilidade proposta pelo universo estético da obra,tudo isso é muito importante, já que o espetáculo pretende trazer emoções tão díspares.

Tendo como aliado a dança contemporânea, eles pretendem tratar mesmo tempo, tanto de assuntos espinhosos, a exemplo da morte, loucura e o lado frenético da vida; como ainda de temas que envolvem, lirismo, poesia e leveza.  Tudo isso em aproximadamente 50 minutos de espetáculo.

Discutir e Formar

Além do espetáculo, o grupo está promovendo ainda uma série de encontros, debates, oficinas e palestras e mesas redondas com participação dos professores da UFG e ESEFFEGO. Todas as atividades envolvem as artes do corpo  e possuem acesso gratuito, graças ao apoio do Prêmio da Funarte Klaus Viana e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

No dia 23 de outubro, no auditório da Esefego, e CCUFG haverá oficina aberta de dança, no Centro Cultural UFG, o CCUFG. Já no dia 31 deste mês, uma mesa redonda, formada pelos professores: Alexandre Ferreira, Cristiane Santos e Conceição Viana de Fátima, promete aprofundar a discussão sobre dança, pesquisa e interpretação.

História

O Nômades Grupo de Dança foi fundado em 2002 em Goiânia como núcleo experimental de dança no antigo CEFET-GO (hoje, o Instituto Federal de Goiás). Atua como grupo independente desde 2004, com a intenção de inovar na proposta cênica como processo criativo.

O espetáculo Beladona é o sétimo espetáculo do grupo para os palcos, mas a companhia já fez incontáveis performances, intervenções, instalações coreográficas em seus treze anos de existência. O grupo também já rodou o País com suas montagens e até rompeu as fronteiras nacionais se apresentando em 2010 na Colômbia.

Ganhou ainda reconhecimentos importantes, como o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança, em 2010, 2013 e 2014, consecutivamente pelos espetáculos:

Última Gota

Palavras em Giz e Beladona

Programação oficinas e mesas redonda

23/10 Oficina de Dança, das 19h às 22h

Onde: Sala de Dança do CCUFG

(inscrição pelo e-mail: geral@ngd.art.br)

31/10 Mesa Redonda, das 9h às 12h

Dança, Pesquisa e Interpretação: Uma proposta da dramaturgia do Espetáculo

Beladona – Esefego – UEG

Palestrantes:

Professor Alexandre Ferreira – FEF – UFG