Divergência sobre causas do problema

Data: 20 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/diverg%C3%AAncia-sobre-causas-do-problema-1.971056

A Saneago alega que a falta de água é ocasionada pela redução dos mananciais, por conta da longa estiagem e do excesso de consumo por parte da população. A estiagem seria, segundo o superintendente de Comunicação da Saneago, Luiz Novo, a causa da redução na vazão do Rio Meia Ponte, que abastece Goiânia e boa parte de Aparecida de Goiânia, Trindade e um bairro de Goianira. Isso representa, de acordo com ele, 10% a menos na capacidade de produção de água da empresa.

Dos três rios que abastecem Senador Canedo, os ribeirões Bom Sucesso e Laginha estão praticamente secos, assim como o Piancó, que abastece a cidade de Anápolis, e o córrego Bacalhau, em Goiás.

Segundo a climatologista do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG) Gislaine Cristina Luiz, não se deve atribuir a falta de água à estiagem e ao aumento do consumo de água. Segundo ela, a seca faz parte do clima de Goiás e o consumo de água da população responde por menos de 30% da água disponível para consumo. “Falta água por causa da má gestão dos recursos hídricos”, afirma.

Consumo em alta

Luiz Novo afirma que o abastecimento de água em algumas cidades foi comprometido pelo longo período de estiagem este ano e pelas temperaturas fora do normal, o que aumentou o consumo de água também além da normalidade.