Visitante de feira pode conhecer experiências de movimento e luz

Data: 20 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/visitante-de-feira-pode-conhecer-experiencias-de-movimento-e-luz/

Data de publicação: 20 de outubro de 2015 - 8:08

Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Crédito - Wildes Barbosa (3)

Visitantes e curiosos têm até esta quarta-feira, dia 21, para conhecer o estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia, em Goiânia.

Diversas atividades interativas são exibidas no estande da SED. Em uma delas o visitante interage com luz de laser e, ainda, pode dar suas pedaladas em uma bicicleta transformada em console de videogame e acoplada a um painel de led de três metros de largura. Ao pedalar a bicicleta, entra numa floresta de cores. O que ele propõe é a possibilidade da pessoa se movimentar dentro de um ambiente virtual. É desenvolvido em ambiente 3D, mas, é todo baseado em duas dimensões.

No estande da SED o visitante pode vivencia a interação da luz com o lazer. Foto: Wildes Barbosa

No estande da SED o visitante vivencia a interação da luz com o lazer. Foto: Wildes Barbosa

Em uma câmara escura, os visitantes têm oportunidade de ver a decomposição da luz em cores. Ali eles não podem olhar diretamente para o laser. Eles posicionam uma mão sobre o sensor em um cubo e vão produzindo movimentos verticais e horizontais que irão mudar a posição do laser nos prismas e espelhos. Larissa Napole Gomes, 20 anos, estudante de Biologia, disse ter gostado das atividades propostas. “É legal entender como as cores primárias vão se separando, e essa parte da Física sempre me interessou muito”, disse. Todas as três instalações no estande da SED tratam da luz e da decomposição da luz em cores.

Semana

A Semana é o maior evento de divulgação de Ciência e Tecnologia do País e tem como objetivos levar estes temas até a população e também fortalecer a formação de uma rede de instituições em prol da ciência. Cada atividade é vista como uma oportunidade para se divulgar a produção científica, além de conquistar a atenção de futuros cientistas e pesquisadores. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é o realizador nacional e conta com a parceria de secretarias de Estado,  instituições acadêmicas e de pesquisa para a promoção dos eventos comemorativos.

De acordo com a coordenadora da Semana Nacional de C&T no Estado de Goiás, Rosidalva Lopes, a SED está finalizando um projeto para a popularização da Ciência em todo o Estado, com a construção de espaços específicos dentro dos parques das cidades, com equipamentos para que o público possa despertar a curiosidade pela pesquisa e pela ciência. Relógios de sol, roldanas, telescópios e outros instrumentos, segundo ela, vão atrair a atenção de crianças e adultos para a ciência.