A leitura abre portas

Data: 22 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/25642/titulo/a-leitura-abre-portas 

 

Sesc tem programação em alusão à Semana Nacional do Livro com poesia, sarau, teatro e outros eventos

22-10-2015 00:00

  

José Abrão

Os livros, a ficção e os grandes romancistas são parte fundamental para a formação e o desenvolvimento das pessoas. Grandes autores e obras ficam eternizados não apenas pela importância de suas publicações, como Machado de Assis, mas também pelo poder de tocar e envolver tantas vidas usando apenas o poder da narrativa, como Monteiro Lobato. Não é à toa que, sem os livros, diversas outras mídias não existiriam como a conhecemos hoje. Alguns dos maiores sucessos cinematográficos dos últimos anos – Jogos Vorazes, O Senhor dos Anéis, Harry Potter – vieram todos do papel e das mentes de autores inspirados.

Com isto em mente, o Sesc realiza uma programação especial em homenagem à  Semana Nacional do Livro, com espetáculos teatrais, saraus, poesia cantada, contação de histórias e troca de livros. A ce­­­le­bração começa no dia 23 às 20h com apresentação de show litero-musical com Ritta Gulo e Ignácio Brandão Loyola. Brandão, conhecido por seus romances ácidos Zero e Não Verás País Nenhum, traz uma abordagem muito diferente, com poesia cantada. No dia seguinte, tem o teatro do Grupo Galpão, com Doida com Teuda Bara, de Carlos Drummond de Andrade.

Na programação há também duas apresentações da Companhia Livro Aberto, de Petrópolis (RJ) em homenagem à autora in­fantil Sílvia Orthof. “Estamos todos muito ansiosos com essa viagem, afinal é a primeira vez que o Livro Aberto se apresentará em Goiânia”, contou Renata Garcia, da Livro Aber­to. A companhia foi fundada pela própria Orthof e agora leva a Literatura adiante. “Sylvia já tinha uma linda história com o teatro brasileiro, muito antes até de ser escritora. Então, era justo que quisesse que seus textos, fantásticos, diga-se de passagem, fossem encenados. O teatro aproxima as crianças da literatura. E para isso também a proposta era que toda montagem fosse completamente adaptável a qualquer espaço. Que o Livro Aberto pudesse se apresentar em praças, pátios, quadras, refeitórios, auditórios...”.

Muitos dos textos adaptados da companhia foram roteirizados pela autora e Garcia garante que tem mais. “Muitos textos que ela adaptou ainda não foram para os palcos. É um acervo maravilhoso e inédito. Hoje, quem escolhe o que será produzido é o diretor Fernando Vianna. Como é feita essa escolha? Pela poesia, pela ternura, pela graça, pelo que vai ao coração!”.

A atriz também garante a importância da leitura. “O livro tem seu lugar garantido em toda prateleira independente de qualquer tecnologia. A tecnologia dá suporte, mas o livro ao alcance das mãos continua sendo mágico. A criança que lê se comunica melhor, escreve melhor, aprende melhor. É uma criança mais observadora do mundo, mais criativa, mais imaginativa, mais produtiva! A contação de histórias é uma excelente fórmula para envolver as crianças. Conte histórias para seus filhos, sobrinhos, alunos e eles se abrirão para o mundo literário”.

A organizadora do evento é Ana Maria Nogueira, bibliotecária do Sesc Centro. “Quero deslumbrar o público com o livro e resolvemos destacar essa semana para ela não passar despercebida. Queremos que este projeto dê certo. Vamos ter troca de livros, você traz um e pode trocá-lo por outro, des­de que não seja religioso nem didático, pois queremos valorizar o livro literário mesmo”. Nogueira também cobriu os convidados de elogios. “Queríamos juntar o teatro e a bibli­o­teca, trabalhos que tivessem a ver com o livro e a Literatura”.

Em um mundo ensimesmado, outro problema que parece preocupar é que tanto pais quanto filhos parecem passar o tempo todo envolvido com outras mídias, especialmente o smartphone, deixando o livro de lado. No Brasil, isso é ainda pior, já que o brasileiro lê, em média, apenas um livro por ano. Nogueira ressalta que é importante pais e filhos se envolverem com o hábito da leitura e cita um dos projetos do Sesc com contação de histórias e que coloca os pequenos em contato com os livros. “A gente tem um projeto, Contando e Encantando, em que a criança toca o livro, não apenas lê, ela chei­ra, ela brinca, ela pode até rolar com o livro se ela quiser. É uma briga constante por espaço, falamos sempre para as mães lerem histórias antes de dormir”.

Contra todos os fatos, ela diz que a biblioteca é bem frequentada. “Temos uma rotatividade grande na biblioteca do Centro. Ela nunca fica vazia. Cerca de 200, 300 pessoas vão até lá por dia. Trabalho com o gosto e o hábito pela leitura e, por dia, emprestamos uns 85 livros e ninguém pega um livro à toa. Tem gente que lê quatro livros por mês, tem gente que não lê nenhum, mas aqui todo dia temos provas de que as pessoas leem”.

PROGRAMAÇÃO

• Dia 23 às 20h - Solidão no Fundo da Agulha –show litero-musical com Ritta Gulo e Ignácio de Loyola Brandão (SP). Local: Teatro Sesc Centro;

• Dia 24 das 14h às 16h – Escambo das Letras –troca de livros*. Local: Biblioteca do Sesc Centro.

• Dia 24 às 18h e às 21h – Espetáculo Doida com Teuda Bara – primeira atriz do Grupo Galpão/MG – com textos de Carlos Drummond de Andrade. Local: Teatro Sesc Centro;

• Dia 24 às 17h – Contando e Encantando – Seção de contação de histórias com Lorena Fonte. Local: espaço infantil da Biblioteca do Sesc Centro;

• De 26 a 29 das 16 às 20h – Editora Cânone fará exposição e vendas de livros. Local: Biblioteca do Sesc Centro.

• Dia 25 às 15h e 17h – Espetáculo Historietas Cantadas com a Companhia Teatro Livro Aberto de Petrópolis (RJ), que conta e canta a vida e a obra da escritora Sylvia Orthof. Local: Teatro Sesc Centro;

• Dia 26 às 15h e 17h – Espetáculo Se as Coisas Fossem Mães, com a Companhia Teatro Livro Aberto de Petrópolis (RJ), o texto de Sylvia Orthof inventa e imagina os personagens ou objetos se tornando mães inusitadas. Local: Teatro Sesc Centro;

• Dia 26 às 14h – Palestra Ora Fada, Ora Bruxa de Sylvia Orthof com professora Vera Tietzmann (UFG). Local: Biblioteca do Sesc Centro.

• Dia 26 das 9 às 16h – A Unidade Móvel do BiblioSesc ficará estacionada na entrada do Sesc Centro, para visitação, consultas de livros, gibis e revistas;

• Dia 28 às 20h - Lançamento do livro As Cartas de Zára da autora Lázara Alves de Almeida. Local:  Biblioteca do Sesc Centro.

• Dia 29 às 20h - Espetáculo Amor Por Anexins do Grupo de Teatro Guará – PUC/ Goiás. Local: Teatro Sesc Centro.

Ingressos: R$ 30 (inteira) para espetáculos adultos e R$ 10 (inteira) para infantis