Sertão de concreto

Data: 22 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/25643/titulo/sertao-de-concreto

FAKE FAKE ilustraciones 6 inicia sua programação com exposição de oito artistas goianos

22-10-2015 00:00

Luisa Guimarães

A noite de hoje marca o primeiro de 30 dias de programação do FAKE FAKE ilustraciones 6, que ocupa diversos locais da cidade com exposições e atividades  ligadas ao cenário artístico goiano até o dia 22 de novembro. A Galeria Potrich recebe o vernissage, marcado para as 19h, com uma exposição coletiva que tem como tema o Sertão Urbano. O Studio Burguer, a Fnac Flambo­yant, o Sesc Centro e o Evoé Café Com Livros são os demais locais participantes.

A realização é do coletivo FAKE FAKE, formado colaborativamente por pensadores visuais. Começou ali, na Universidade Federal de Goiá́s (UFG), com estudantes do curso de Design Gráfico, em 2008. No começo, o que estes alunos buscavam eram meios de mostrar seus trabalhos no mundo artístico; hoje, o coletivo tenta cada vez mais interagir com os espaços e criar circuitos para contribuir com o cenário das artes no Estado. Já passaram pelo coletivo pessoas das mais diversas áreas e linguagens artísticas, que já atuam há algum tempo na área – ou não. O negócio ali é criar e experimentar.

Seguindo esta abordagem, a exposição de abertura reúne obras inéditas de oito artistas goianos. A exposição FAKE FAKE Ilustraciones 6 – Sertão Urbano + Passa o Rodo tem curadoria e coordenação geral de Sophia Pinheiro, que também é expositora. “O sertão é um referencial simbólico brasileiro, de cultura, de estilo de vida e de ambiente. ‘O sertão é o mundo’, já dizia o poeta Guimarães Rosa. Já o Urbano expressa o contraste contemporâneo que lidamos, mas não menos múltiplo. Há Sertão, há Urbano. E há o Ser Tão Urbano. É o diálogo a partir da diferença. É com esta licença poética que nos apropriarmos do Sertão Urbano e fazemos dele o eixo curatorial e temático para este ano”, explica Sophia.

Com visitação até o dia 14 de novembro, a mostra representa bem a proposta do coletivo, mesclando diferentes linguagens. Beatriz Perini e suas colagens passam seu fascínio pelas criações feitas manualmente; Luana Santa Brígida é detalhista no seu resgate da paisagem silvestre no cotidiano urbano, com desenhos em nanquim sobre fibra de bananeira; Michelle Santos compõe cenários oníricos e surreais em suas ilustrações, com destaque para os recursos de acabamento gráfico e ilustração digital; já Ramon Madeira é influenciado pelo art nouveau, pelo Impressionismo, por pôsteres e ilustrações contemporâneas, transitando entre o digital e o ma­nual.

Juntam-se a eles Pedro Kastelijns, Talles Lopes, Sophia Pinheiro e Natália Mastrela que, além de expor suas criações, disponibilizam ilustrações para serigrafia na atividade Passa o Rodo – é só levar uma peça de roupa, custa R$ 15 para estampá-la. Quem não levar pode comprar uma camiseta já estampada por R$ 25 ou um desenho em cartaz por R$ 30. E isso somado à trilha sonora de Sal Ma e Macloys, da banda Carne Doce, que realizam um “som maroto” no vernissage. Aliás, Sertão Urbano é também o nome de uma música deles.

O programa da exposição conta, ainda, com visitas guiadas para escolas públicas municipais e estaduais pré-agendadas e, para o público em geral, no dia 12 de novembro.

Atividades integradas

A partir do dia 5 de novembro começam as demais atividades da FAKE ilustraciones 6 com o Empadão Illustrado, no Studio Bur­ger. No dia seguinte, acontece o Desenha Fnac, na Fnac Flamboyant. O Sesc Centro recebe as atividades de formação e ocupação dos espaços, que contam com oficinas, palestras e encontros. Destacam-se as participações de importantes ilustradores brasileiros, como Daniel Bueno (SP) e Laura Teixeira (SP) ministrando uma oficina de experimentação gráfica; a ilustradora e criadora da Feira Plana Bia Bit­tencourt (SP), que ministra a oficina de zine, além de uma consultoria individual voltada para a auto-publicação independente; um encontro com Ana Carvalho, de Recife, sobre publicação indígena e o outro encontro com as ilustradoras e artistas Clarice Gonçalves e Luda Lima, de Brasília, e mais algumas mulheres que fazem arte.

O coletivo já tinha um projeto de criação e formação artística com as crianças do Centro de Trabalho Comunitário (CTC), do Setor Progresso. Continuando estas atividades, as crianças participam de uma Oficina de Carimbo. As mães não ficam de fora, com a Oficina de Estamparia Manual que foi preparada para elas. Ambas serão ministradas por Thaty Cunha.

Para acompanhar a programação completa, acesse o site www.fakefake.com.br. Em breve estará disponível também na página do coletivo no Facebook. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser realizadas através do mesmo site.

SERVIÇO:

Abertura da exposição ‘FAKE FAKE ilustraciones 6 – Sertão Urbano + Passa o Rodo’

Quando: Hoje

Onde: Potrich Galeria

Endereço: Rua 52, Jardim Goiás

Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, das 10h às 17h