UFU promove primeira edição do Encontro de Danças Brasileiras

Data: 27 de outubro de 2015

Veículo: Correio de Uberlandia

Link direto para a notícia: http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/ufu-promove-primeira-edicao-do-encontro-de-dancas-brasileiras/

Uma imersão na mestiçagem das manifestações populares da dança no Brasil é o que propõe o ‘Encontro de Danças Brasileiras’, que vai ser realizado entre nesta terça (27) e sexta-feira (30) e dia 3 de novembro, pelo curso de Dança do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU). A primeira edição do projeto traz à cidade profissionais comprometidos com as manifestações da cultura popular, que participam de oficinas, palestras, rodas de conversa e uma aula-espetáculo.

A programação começa com oficinas ministradas pelo bailarino e arte-educador Antônio Meira e Rosane Almeida. Ela é diretora cofundadora do Instituto Brincante, tradicional centro de educação musical e de cultura popular inaugurado em São Paulo (SP), em 1993, pelo marido de Rosane Almeida, o artista popular e multidisciplinar Antônio da Nóbrega. Além de conduzirem atividades práticas sobre “Danças Brasileiras” e “Arte de Brincante para educadores”, nesta terça (27) e quarta-feira (28) pela manhã, os convidados apresentam, nesta terça à noite, a aula-espetáculo “Brincante e Companhia”.

Rosane Almeida é cofundadora e diretora do Instituto Brincante, fundado em São Paulo, em 1993 (Foto: Divulgação)

Nos dias 28 e 29, o projeto recebe Graziela Rodrigues, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para palestra e oficina sobre o método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). No dia 30, é a vez de Denise Zenícola, da Universidade Federal Fluminense (UFF), promover palestra e oficina sobre danças negras, com destaque para o “kateco”. A programação termina, em 3 de novembro, com a oficina “Jogo de Corpo”, sobre capoeira, e a palestra “Corpopular Intersecções Culturais”, ministradas por Renata Lima, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo o professor Jarbas Ramos, do Iarte, que coordena a atividade, o propósito do evento é ampliar o contato de profissionais e pesquisadores com as manifestações populares da dança. “Percebemos que, em Uberlândia, a prática profissional das danças brasileiras ainda é restrita. Enquanto são fortes as academias de balé, jazz e dança de salão. Buscamos iniciar um diálogo com a comunidade para pensar de que modo essas danças podem estar em contato na cidade e região”, diz Jarbas Ramos.

Amplitude

O primeiro ‘Encontro de Danças Brasileiras’ é uma ação do programa de extensão ‘Partilha dos saberes: diálogos entre a dança e o congado’, que tem o objetivo de promover intercâmbios de conhecimento e experiência entre a comunidade acadêmica e os mestres da cultura popular, principalmente do Congado, por meio da dança. “A proposta é realmente abrir as portas da universidade, não apenas para representantes das danças tradicionais, como o Congado, mas para toda a comunidade, para que a instituição cumpra a função social”, afirma Jarbas Ramos, coordenador do projeto.

Serviço

O 1º Encontro de Danças Brasileiras começa, nesta terça-feira (27), com oficinas e aula-espetáculo ministradas por Rosane Almeida e Antônio Meira, do Instituto Brincante (SP). As oficinas acontecem, das 8h às 12h, no bloco 5U, e a aula-espetáculo vai ser apresentada, às 19h, na sala Encenação do bloco 3M do campus Santa Mônica da UFU: avenida João Naves de Ávila, 2.121, Santa Mônica. A programação, gratuita e aberta ao público não acadêmico, segue até e 30 de outubro e termina dia 3 de novembro. Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia, no site. Informações: 3239-4424.

Terça-feira (27)

8h – 12h: Oficina “Arte de Brincante para Educadores”, com Rosane Almeida (Instituto Brincante – SP)

Local: Sala Circo do bloco 5U da UFU Santa Mônica

8h – 12h: Oficina “Danças Brasileiras, com Antônio Meira (Instituto Brincante – SP)