In Cantus: concerto homenageia a soprano Edmar Ferretti

Data: 27 de outubro de 2015

Veículo: Correio de Uberlandia

Link direto para a notícia: http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/in-cantus-concerto-homenageia-a-soprano-edmar-ferretti/

por Carolina Monteiro

Aos 79 anos, Edmar Ferretti coleciona feitos incríveis. Considerada uma das mais singulares sopranos brasileiras, foi apontada por Camargo Guarnieri sua melhor intérprete. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a qual se vinculou como professora, em 1981, criou a especialização em Canto da graduação em Música. Para homenagear a vida e a carreira da musicista, o projeto In Cantus apresenta, nesta quarta-feira (28), o espetáculo “La Ferretti” no Teatro Municipal.

Idealizado pela discípula Danielle Rocha, o espetáculo une o canto lírico ao teatro, documentário e exposição. “Nossa maior referência de Canto em Uberlândia é a Edmar Ferretti. Me aproximei dela em 2009, quando ingressei no Coral da UFU, que ela rege desde 1981. Depois que terminei a graduação, em 2012, me tornei sua aluna particular de canto. A convivência com ela é um aprendizado, não apenas profissional. Ela é uma mulher exemplar, de personalidade, inspirador

A discípula Danielle Rocha promove homenagem à soprano e mestre Edmar Ferretti (Foto: Miriã Morais/Divulgação)

Segundo a soprano, que assina a direção geral do espetáculo, à medida que se fazia conhecida, a proposta foi ganhando participações. “Todo mundo quer homenagear Ferretti”, disse. E o projeto virou mais que um recital em três meses de produção. Segmentadas em dois momentos, as apresentações musicais vão ser introduzidas pela exibição de um documentário produzido por Danielle Rocha e Cleytton Cartanoly, em duas partes: a vida e obra da soprano e a relação dela com familiares, amigos e discípulos. Uma exposição de figurinos de montagens operísticas sob a tutela de Edmar Ferretti completa a programação.

Programa

A anfitriã abre o concerto, interpretando a canção “Essa Negra Fulô”, de Lourenzo Fernandes, acompanhada pela encenação de Tatiane Oliveira e Rafael Patente. Na sequência, Danielle Rocha protagoniza uma récita de obras de Camargo Guarnieri, acompanhada ao piano, por Maria Célia Vieira, idealizadora do In Cantus. A primeira parte do espetáculo tem participação dos tenores Rogério Soares e Flávio Carvalho.

Na segunda parte, convidados cantam uma récita de trechos de óperas que marcaram a carreira da soprano. Além do Coral da UFU, se apresentam um grupo de câmara criado, exclusivamente, para o evento e ainda as sopranos Ana Cássia Neves, Miriã Morais e Sandra Zumpano, a mezzo-soprano Poliana Alves e o tenor Flávio Arciole. As músicas têm acompanhamento de Thiago de Freitas e Ernane Machado ao piano.

Trabalho da soprano foi pioneiro em Uberlândia

Edmar Ferretti nasceu em São Paulo (SP), onde se formou em Canto, Canto Orfeônico e Artes Cênicas, além de se diplomar professora de piano. Aprofundou estudos em Canto e mise-en-scène na Suíça, Espanha e Portugal. Desenvolveu intensa carreira como cantora lírica e camerista no Brasil e exterior, entre 1960 e 1995. Na trajetória, gravou canções do paulista Camargo Guarnieri e foi acompanhada pelo próprio compositor ao piano em 1969. Também participou, como solista, da primeira audição mundial da “Missa Diligite”, de Guarnieri.

Protagonizou ainda inúmeras primeiras audições brasileiras, de obras importantes do século 20, como “Pierrot Lunaire”, de A. Schoenberg – foi a primeira brasileira a executá-la, em alemão e português. Até que, em 1981, depois de atuar por 20 anos na Universidade Federal de Goiás (UFG), ingressou na UFU, criando a área de Canto da instituição. Desde então, assumiu a regência do Coral da UFU, que administra até hoje, além de desenvolver intensa atividade artística e pedagógica.

Sobre a homenagem que vai receber, nesta quarta-feira (28), no Teatro Municipal, a musicista disse que foi uma grande surpresa. “Sou profundamente agradecida a Danielle Rocha e a todas as pessoas que vão participam deste momento”, afirma Edimar Ferretti. Ela também falou da lentidão do desenvolvimento da música lírica na cidade. “Os artistas locais lutam com grandes dificuldades e não são compreendidos em profundidade na necessidade e talento que têm”, afirma a veterana.

Serviço

O projeto In Cantus apresenta o espetáculo “La Ferretti”, em homenagem a Edmar Ferretti, nesta quarta-feira (28), às 20h, no Teatro Municipal: avenida Rondon Pacheco, 7.070, Tibery. A entrada é gratuita. Os ingressos devem ser retirados, entre 12h e 18h, na bilheteria do teatro ou na Casa da Cultura: praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho. Informações: 3235-1568 e 3255-8252.

Ouça Edmar Ferretti interpretando a obra “Esse vazio que nada enche”, ao lado de Camargo Guarnieri ao piano.

“La Ferretti” – Programa

– Parte I: “Canções”

Essa Negra Fulô, de Lourenzo Fernández

Kinjajá, de Camargo Guarnieri