Ação educativa recupera áreas de nascentes de rios degradadas em GO

Data: 30 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: G1 Goiás

Link direto para a notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/10/acao-educativa-recupera-areas-de-nascentes-de-rios-degradadas-em-go.html 

 

Polícia faz trabalho com fazendeiros para reverter impactos nos mananciais.
Pesquisadores atuam junto aos assentados para a conservação dos locais.

Do G1 GO

Uma ação educativa da Delegacia Estadual do Meio Ambiente de Goiás (Dema) está recuperando áreas de nascentes degradadas pela agricultura e pecuária no estado. Imagens feitas durante as fiscalizações mostram que em vários locais o solo foi compactado pelo gado e até um lixão foi criado próximo a um manancial (veja vídeo acima). Produtores rurais estão sendo notificados e também ajudam na conservação do meio ambiente.

O trabalho tem o objetivo de proteger as áreas onde se originam os rios e lagos. A polícia dá um prazo para que os fazendeiros façam as adaptações necessárias para a conservação e evitem multas. Até o fim deste ano, mais de 100 nascentes devem ser cercadas e isoladas.

Em Goianápolis, na Região Metropolitana de Goiânia, uma das nascentes já tinha secado devido à degradação. Porém, após a fiscalização, há um mês, a área foi cercada e protegida. Atualmente, a vegetação está crescendo novamente.

“Bastou fazer a cerca, o isolamento da área, retirar o gado, que aí o capim já está verde. Ou seja, está ocorrendo a regeneração natural”, disse o delegado Luziano Carvalho, titular da Dema.

Além da polícia, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), também estão desenvolvendo trabalho de preservação ambiental. No município de Perolândia no sudoeste de Goiás, famílias de um assentamento estão aprendendo como proteger as nascentes.

“Nós decidimos fazer essa revitalização não só dos recursos hídricos, mas também despertar, sensibilizar a comunidade sobre a importância de conservar o cerrado”, disse a geógrafa Raquel Oliveira.

Em dois anos de trabalho, onze nascentes que formam rios importantes do estado estão protegidas. Com o projeto, os próprios produtores já estão mudando os hábitos para contribuir para a preservação. “Eu queria viver pelo menos mais uns 50 anos para eu ver isso aqui, correndo água aqui [na nascente], e todo mundo apanhando ela com a mão e bebendo”, disse o agricultor Joaquim Rua.

Nascente está sendo recuperada após ação da polícia, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Nascente está sendo recuperada após ação da polícia, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)