Filarmônica apresenta clássicos de Villa-Lobos no Basileu França

Data: 29 de outubro de 2015

Veículo: Jornal Opção

Link direto para a notícia: http://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/filarmonica-apresenta-classicos-de-villa-lobos-no-basileu-franca-49921/

Pérolas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos compõem o programa do concerto realizado no Teatro Escola Basileu França

As Bachianas Brasileiras, pérolas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, compõem o programa do concerto que a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) apresenta na manhã do domingo, 1º de novembro, no Teatro Escola Basileu França, sob regência do maestro Alessandro Borgomanero e participação da soprano Marília Álvares.

As partituras 1,6 e 5, das Bachianas Brasileiras fazem parte de uma série de nove composições de Villa-Lobos, escritas entre 1930 e 1945. No conjunto, direcionado para formações diversas, o músico mesclou material folclórico brasileiro, em especial a melodia caipira, às formas pré-clássicas no estilo do mestre Bach. O objetivo é construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo.

Maestro

Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como: Orquestra de Câmara de Budapeste; Salzburg Chamber Soloists; Philadelphia Virtuosi Orchestra; London Mozart Players; Virtuosos de Salzburgo e outras. Borgomanero vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG). De 2003 a 2007, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando-a em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Soprano

Marília Álvares é graduada em Canto pela UFG, mestre em Performance Vocal pela Universidade de Wyoming e doutora em Artes Musicais pela University de Nebraska, nos Estados Unidos. Como solista, ela atuou ao lado de renomados regentes como Carlyle Weiss, Michael Grifth, Tyler White, Emílio de César, Davi Junker, Henrique Morelembaum, Norton Morozowicz, Joaquim Jayme, Eliseu Ferreira, Marshall Gaioso.

Por várias vezes, Marília levou a Canção Brasileira aos palcos dos Estados Unidos. É frequentemente convidada a ministrar master classes em Goiás e também em outros locais do Brasil. Atualmente é professora na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, onde leciona Canto, Dicção e Fonética, Música de Câmara, e Música e a Arte do Ator.

Concerto com a Orquestra Filarmônica de Goiás

Data: Domingo, 1º de novembro