Goiânia será a capital da Hipertensão Arterial no Brasil e na América Latina a partir de hoje, 29 de outubro

Data: 30 de outubro de 2015

Veículo: Portal Segs

Link direto para a notícia: http://www.segs.com.br/saude/65768-goiania-sera-a-capital-da-hipertensao-arterial-no-brasil-e-na-america-latina-a-partir-de-hoje-29-de-outubro.html

 

Novidades no tratamento da doença, que é a principal causa de morte cardiovascular no País, serão destaque neste congresso do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que prossegue até sábado, 31, na cidade de Goiânia. Especialistas brasileiros e estrangeiros destacam novidades em pesquisas e alertam sobre os cuidados ao paciente hipertenso

Considerada a principal causa de morte cardiovascular entre os brasileiros, a hipertensão atinge mais de 30% da população adulta, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Estratégias e cuidados sobre tratamentos contra a hipertensão arterial serão destaques no XII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que acontece no Centro de Convenções da cidade de Goiânia a partir de hoje, 29 de outubro, e prossegue até sábado, 31.

O evento reunirá cerca de mil participantes, com a presença de médicos estrangeiros e especialistas brasileiros renomados, entre eles o professor Paulo César Veiga Jardim, coordenador da Liga de Hipertensão Arterial da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, que também será homenageado durante congresso. Segundo Jardim, o grande desafio para comunidade médica é alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento correto.

“O maior obstáculo ainda é adesão aos hábitos de vida saudáveis e ao uso correto de fármacos. Devemos divulgar e implementar medidas para melhorar esse conhecimento”, defende o médico.

Um dos temas abordados durante o congresso será o uso de grupos de fármacos indicados para tratamentos de primeira linha, após o diagnóstico, entre eles os Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina, popularmente conhecidos como IECAs. Os IECAs foram descobertos há mais de 50 anos pelo professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, o médico e pesquisador brasileiro Sérgio Ferreira. Resultados de meta-análises recentes comparam os efeitos benéficos dos IECAs com de outros grupos, demonstrando importante eficiência no controle dos níveis de pressão arterial e redução da mortalidade cardiovascular.

Recentemente, o presidente eleito da SBC, Marcus Malachias, comentou sobre a inclusão dos IECAs no rol de discussões sobre as novas diretrizes para o tratamento da hipertensão. Segundo o cardiologista, os medicamentos antigos apresentavam maiores percentuais de efeitos colaterais.

“Os novos anti-hipertensivos são bem tolerados e comprovaram reduzir as chances de doença e morte. Os IECAs são medicamentos que atuam em um dos principais mecanismos de regulação da circulação, destacando-se como uma das melhores opções para a maioria dos hipertensos”, comentou o médico.

Serão abordados também os cuidados especiais no tratamento para o idoso hipertenso, os fatores de risco cardiovasculares, além da redução do consumo de sal nas refeições, dentre outros. Para este congresso foram encaminhados mais 130 trabalhos científicos, e grande parte deles selecionados para apresentação ao longo da programação. Segundo o presidente do congresso, o cardiologista Thiago de Souza Veiga Jardim, o encontro será uma excelente oportunidade para o compartilhamento dos atuais conhecimentos gerados no Brasil e na América Latina.

 

SERVIÇO

Evento: XII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC

Data: entre os dias 29 e 31 de outubro, 8h às 19h

Endereço: Centro de Convenções Goiânia – Rua Quatro, 1400 – St. Central, Goiânia – GO. CEP74025-020

Evento exclusivo para inscritos no congresso.