Prefeituras podem ficar no escuro

Data: 05/11/15

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/prefeituras-podem-ficar-no-escuro-1.982255

Cerca de 80 cidades goianas devem juntas R$ 75 milhões. Celg afirma que vai cortar energia de inadimplentes

05/11/2015 06:01 Mantovane Fernandes

Orion Andrade, diretor comercial da Celg: “Corte é estratégia para a companhia receber débitos”

Cerca de 80 municípios goianos acumulam dívidas de R$ 75 milhões com a Celg Distribuição (Celg D) e poderão ficar no escuro. A companhia decidiu cortar o fornecimento de energia elétrica de todas as prefeituras que são devedoras. De acordo com o diretor comercial da empresa, Orion Andrade, as dívidas dizem respeito à R$ 50 milhões de iluminação pública e de R$ 25 milhões de consumo de prédios públicos. Ele explica que a companhia trabalha diante da regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina que o corte ocorrerá após faturas vencidas do segundo ciclo.

“O objetivo da Celg é receber as dívidas. Compramos energia das usinas e, para pagar as geradoras de eletricidade, é preciso receber do consumidor. O corte no fornecimento de energia é uma das estratégias utilizadas pela companhia para poder receber os débitos”, afirma Andrade.

Questionado sobre quais são as prefeituras inadimplentes, o diretor da estatal explicou que não é da política da empresa expor os clientes. Ele afirma que todos os clientes são tratados de forma igualitária, seja órgão público ou pessoa física. “Todo inadimplente poderá ter a energia cortada. Por isso, é importante manter as contas em dia”.

A Associação Goiana dos Municípios (AGM) informou qu e ainda não houve notificação sobre a decisão da Celg. Em nota, a entidade disse que entende que a companhia elétrica tem legitimidade para interromper o fornecimento de qualquer consumidor que não realize o pagamento. Todavia, ressalta que a interrupção do serviço deve obedecer “aos critérios legais”, como aviso prévio de 15 dias antes do procedimento.

Órgãos

A Celg D informou que os órgãos públicos que se encontrarem em débito também terão a energia cortada. Como aconteceu com a Rádio Universitária na última terça-feira. Segundo a Pró-reitoria de Administração e Finanças, a Universidade Federal de Goiás (UFG) mantém abertas as negociações com a companhia para a quitação da dívida.

Em nota, a UFG afirmou que o débito surgiu devido à redução de 10% do orçamento da universidade em 2015, no repasse de recursos para custeio por parte do governo federal. E que o valor da dívida junto à Celg está sendo calculado.

Segundo o diretor comercial da Celg D, Orion Andrade, tanto as prefeituras quanto os demais órgãos públicos em débitos poderão procurar a companhia para negociar as dívidas. “Os débitos poderão ser parcelados. Temos um departamento específico para receber o poder público municipal”, afirma.