Exposição S'assoir tem preview em Goiânia

Data: 05/11/15

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/exposi%C3%A7%C3%A3o-s-assoir-tem-preview-em-goi%C3%A2nia-1.982446 

 

Em 2016 a mostra vai para Genebra, na Suíça

05/11/2015 14:13Divulgação

 

A artista plástica goiana Marillac expõe o preview da mostra S’assoir, em Goiânia, no mês de novembro, na Galeria Época, no Setor Marista. A exposição estará aberta ao público do dia 6 ao 25 de novembro de 2015, com entrada franca. Em 2016 a mostra vai para Genebra, na Suíça.

“O nome S´assoir (se sentar em francês) continuou em francês somente porque a mostra será na Suíça e aqui será o preview. Agora, por que sentar? Meu trabalho é o que vivo, sinto, observo ou experimento. Eu encontro na meditação a pausa necessária para continuar. Todos nós precisamos de uma pausa, não para pararmos, mas para ‘reenergizarmos’”, explica Marillac. Ela acrescenta que nessa mostra destacam os elementos: cadeira, ponto e fresta, que são as ferramentas para o convite de parar e permanecer um pouco no aqui e agora.

As telas começaram a ser trabalhadas em 2013 e, para a exposição serão expostas 30 telas e uma instalação com cinco esculturas. Para a produção das telas foram utilizadas a técnica mista, acrílico e óleo. As esculturas são iguais, isto é, a piloto foi feita em argila e reproduzida em fibra, sendo todas assinadas e com número de tiragem.

A exposição na Suíça será em outubro de 2016, em Genebra, com o apoio do Ministério da Cultura, Lei Rouanet. De acordo com Marillac, as peças seguirão o mesmo princípio, porém o que for exposto em Goiânia será comercializado.

A artista plástica Marillac cursou Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Goiás. Em 1981 participou da exposição homenagem ao centenário de Pablo Picasso. Em 2004, participou de exposições na Áustria e Hungria. No Museu de Arte de São Paulo, Marillac recebeu Menção Honrosa Internacional. Em 2013 morou em Paris, onde intensificou sua pesquisa em Caran d’Anche.

Nos trabalhos realizados, a grande influência para Marillac vem do pintor Mark Rothko e Lucio Fontana. Quanto à gestão de trabalho, as influências foram Virginia Woolf com o livro “Um teto todo seu” e o professor de Artes Visuais, Cleber Gouveia, que era da época que Marillac estudou na UFG.