Decidido: Dilma confirma a Marconi a criação de 2 universidades federais em Goiás

Data: 04/11/15

Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/blogs/altair-tavares/19838-decidido-dilma-confirma-a-marconi-a-criacao-de-2-universidades-federais-em-goias

Após uma reunião com a presidente Dilma Roussef(PT), nesta quarta, 3, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral, divulgaram a autorização do Governo Federal para a criação de duas universidades federais em Goiás, em Catalão e jataí. “Essa é uma data histórica para o Estado de Goiás. Um sonho sonhado há muitos anos”, disse o reitor.

b_350_0_16777215_00_images_stories_imagens_2015_dilma_roussef_e_marconi_perillo_encontro_autoriza_criacao_de_universidades_federais_.jpg

Segundo Perillo, a presidente confirmou que estará nas cidades das novas sedes das universidades federais para solenidades de assinatura dos projetos de lei de criação das instituições, no dia 19 de novembro próximo. A expectativa, bastante otimista, do governador é da aprovação do projeto até o fim deste ano e que as instituições iniciem suas atividades no ano que vem. “O mais difícil é a decisão política”, disse Perillo, ao referir-se à iniciativa da presidente Dilma Roussef.

O reitor da UFG confirmou que os atuais professores e servidores dos campi de Catalão e Jataí serão absorvidos pelas novas universidades federais que serão criadas. Ele acrescentou que novos servidores devem ser contratados para as atividades administrativas e na expansão da nova instituição federal.

“Essas duas regionais expandiram muito nos últimos 8 anos. Saíram de 7 cursos para mais de 25 cursos de graduação. O que vai acontecer daqui para frente vai depender, é claro, dos novos investimentos que serão destinados a essas duas novas universidades”, avaliou o reitor.

A defesa da criação das duas universidades federais tem um histórico de vários anos, enfatizou Perillo, ao lembrar um compromisso de duas décadas. Em reconhecimento, citou a iniciativa dos ex-reitores Edward Madureira e Milca Severino. O mesmo foi ressaltado pelo Reitor Orlando Amaral ao citar a contribuição de prefeitos e ex-governadores.